A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 h do vale do Juruá, Jaques Pereira Braga, realizou de 16 a 20 de outubro, uma semana de atividades alusivas a campanha Outubro Rosa de conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama para atender as mais de 100 servidoras da unidade de saúde.
Durante a semana de atividades foram realizadas, na segunda-feira (16), coleta de sangue e uma atividade com o educador físico Robinho. Na terça-feira (17) foram realizados testes rápidos, pela enfermeira Jéssica, Preventivos, pela enfermeira Carla Larissa e ainda coleta de exames laboratoriais.
Na quarta-feira (18) foi realizada a palestra Prevenção do Câncer de Cólo de Útero, pela Profª. Drª. Vanizia Maciel e coleta de exames laboratoriais. Na quinta-feira (19) as servidoras da unidade fizeram coleta de exames laboratoriais, consultas médicas, com a Drª. Sônia Meijas e foram presenteadas com cuidados femininos pela consultora de beleza, Cleidiane Fernandes.
No encerramento das atividades da campanha Outubro Rosa da UPA 24 h, na manhã desta sexta-feira (20), as servidoras da unidade participaram de uma dinâmica motivacional e uma palestra com o tema Autoajuda, ministradas pela psicóloga, Drª. Cíntia Sampaio.
A gerente de Enfermagem da UPA 24h, enfermeira Natieli destacou que a campanha Outubro Rosa busca conscientizar as mulheres para os cuidados com o Câncer de Mama, que ainda tem grande incidência nas mulheres em todo o Brasil e também no Acre e na unidade foi realizado uma série de atividades preventivas com as servidoras.
“Nesse mês nada melhor que conscientizar nossas servidoras e nessa semana de atividades foram realizados exames, preventivo, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite B, exames de sangue e consultas médicas, pedidos de mamografia, além de palestras de conscientização e ainda um dia de cuidados com a beleza”, destacou.
Nathiely Galvão destacou como muito boa a adesão das servidoras da unidade. “Por serem da Saúde elas sabem da importância dessa campanha Outubro Rosa. Fizemos uma campanha interna muito boa e aproveito para alertar que o exame da mama dever ser iniciado aos 50 anos e para mulheres que tem histórico da doença na família a partir dos 40 anos.
“Avalio como muito bom o resultado da campanha Outubro Rosa da UPA 24h. Fiquei muito feliz com a presença das servidoras que participaram ativamente, teve um feed back muito bom, elas gostaram muito do atendimento e avalio que a divulgação desse trabalho tem uma grande importância para chegar cada vez em mais mulheres”, disse.
A gerente de enfermagem enfatiza ainda que é preciso a mulher manter um auto cuidado permanente porque normalmente ela tem uma carga de trabalho muito grande como mãe e profissional e ela precisam saber que é necessário se cuidar diariamente, inclusive na parte mental, como destacou a psicóloga Cintia Sampaio em sua palestra.
“O auto exame da mama e o exame do cólo do útero é necessário ser feito preventivamente porque a doença mata e neste mês de outubro as mulheres podem aproveitar que os postos de saúde do município ampliaram o atendimento na parte da noite para atender as mulheres que não tem tempo de fazer a prevenção durante o dia”, ressaltou.
O gerente-geral da UPA 24h, Macson Rosas, destacou como um momento gratificante as atividades desenvolvidas em favor das servidoras da unidade pela grande importância e seriedade do tema e que a campanha preventiva ao Câncer do Colo de Mama teve uma semana especial de atividades e ainda um dia de maquiagem e beleza.
“Quero agradecer a nossa gerente do Enfermagem, enfermeira Nathiely Galvão e a gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP), enfermeira Carla Larissa por terem abraçado a campanha num trabalho interno de conscientização e orientação as servidoras sendo importante a divulgação pela imprensa para possa alcançar também outras mulheres no município”, disse.
Macson Rosas agradeceu a todos os profissionais que colaboraram com as atividades da campanha Outubro Rosa da UPA. “Agradeço as nossas palestrantes, enfermeiras, médicas e todos os profissionais que colaboraram de alguma forma. Esperamos que esse pouco que fizemos represente muito na vida delas”, finaliza o gerente.