Cruzeiro do Sul, Acre, 15 de janeiro de 2025 02:06

Deputado Pablo Bregense repudia ação de agentes do ICMBio contra seringueiro no Rio Caeté

IMG-20230509-WA0032-1-660x330 (1)

Durante sessão ordinária desta terça-feira (09) o deputado Pablo Bregenge (PSD), expôs sua indignação devido a ação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) contra um seringueiro que vive às margens do Rio Caeté. Os agentes do Instituto derrubaram o local de trabalho do trabalhador, enquanto este estava na cidade para vender seu produto e fazer compras para se manter no interior.

“Edval Gonzaga, brasileiro, nascido às margens do Rio Iaco, casado, pai de cinco filhos, avô de sete netos, seringueiro, de uma família de seringueiros, pobre e invisível para a sociedade. Ele veio da sua colocação enfrentando um dia e meio no Rio Caeté para pegar sustento e voltar”, começou o parlamentar.

Pablo seguiu dizendo que, ao voltar para sua colocação, o seringueiro se viu surpreso ao ver seu local de trabalho totalmente destruído. “Ao voltar para sua casa, ele vê uma cena de total desrespeito com o ser humano, algo cometido por um Instituto que deveria lhe proteger”.

Em seguida, o parlamentar mostrou um vídeo onde o seringueiro desabafou emocionado: “Eu não sou marginal, não sou bandido, sou cidadão trabalhador. Comprei esse espaço para cortar seringa e agora destruíram tudo. Nós merecemos ser respeitados, eles não são donos do mundo não”.

Pablo finalizou seu discurso afirmando que vai escrever uma carta de repúdio e encaminhas as imagens a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “A quantas anda a justiça para um cidadão desse? O mesmo que fiscaliza, julga e condena. Ele sequer foi comunicado. Cadê a presunção da inocência? Não podemos ficar calados diante dessa barbaridade e irei emitir uma nota de repúdio e escrever uma carta a ministra Marina Silva para ela ver o que está acontecendo com o seringueiro do Acre, desonrando o nome de Chico Mendes”.