Cruzeiro do Sul, Acre, 22 de novembro de 2024 22:41

Pandemia agrava isolamento turístico do Amazonas

teatroamazonas 3aac500799fd67fc4b6c7e012b7736ec_Manaus-2 (3)900

Pandemia agrava isolamento turístico do Amazonas

Ao longo de 2020, o Amazonas recebeu a visita de 343.530 turistas nacionais e internacionais. Em 2014, ano da copa, este número foi maior que 1 milhão

Atração turística global, o Amazonas está sem voos internacionais direto para outros países e não há sequer prazo ou perspectiva para que esta realidade mude. O estado cravado no coração da Amazônia já teve viagens para Bogotá, Buenos Aires, Lisboa, Panamá, Miami e até Paris. Entretanto, com cenário agravado pela pandemia de Covid-19, o Amazonas sofre com o impacto do isolamento, o que se reflete nos números de visitantes, cada vez menor.
Mesmo com o avanço da vacinação e a redução de casos do novo coronavírus, a volta de Manaus ao roteiro internacional ainda não tem data. Na terça-feira, 27/7, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) comunicou que se reuniu com executivos da companhia American Airlines para tentar reativar a rota para os Estados Unidos, mas o encontro não resultou em novidades positivas para o turismo local.
De acordo com o presidente do Amazonas Cluster de Turismo, Ricardo Viverde, com a interrupção desse fluxo internacional, o impacto nas empresas de turismo se tornou mais nítido. “É o tamanho do problema de ficar sem voos internacionais diretos ou, pelo menos, uma conexão que permita seguir o trecho sem ter que voltar”, apontou.
Ricardo se refere a uma rota desgastante a qual o turista interessado pela Amazônia é submetido. Isso porque a escassez de opções de voo obriga os estrangeiros a fazer ponte com São Paulo, Brasília ou Rio de Janeiro para vir a Manaus.EstratégiaQuestionada sobre estratégias para a inclusão turística internacional, a Amazonastur informou que vem realizando reuniões com companhias para tratar da ampliação da malha aérea, além de estar trabalhando com calendário de feiras e divulgação em mídia do destino Amazonas.

Entre as companhias aéreas que atuam no Aeroporto Eduardo Gomes, apenas a American Airlanes e a Copa Airlanes ofereciam voos diretos internacionais com regularidade para os Estados Unidos e Panamá, respectivamente.

Números

Ao longo de 2020, o Amazonas recebeu a visita de 343.530 turistas nacionais e internacionais, tendo como principais motivadores a visitação de parentes e a prática da pesca esportiva. Desse quantitativo, 5.450 eram estrangeiros e 332.718 nacionais. De acordo com a pesquisa, 4,14% não souberam responder e apenas 0,69% não recomendariam o Amazonas como destino turístico.

Quando comparado com o ano com melhor desempenho em termos turísticos, a queda é brutal. Em 2014, ano que em Manaus foi sede da Copa do Mundo, o Amazonas recebeu 1.168.612 de visitantes.

VISITANTES NO AMAZONAS

  • 2014 – 1,1 milhão
  • 2019 – 600 mil
  • 2021 – 332 mil

Fonte: Amazonastur