PARABÉNS PELO DIA DO TRABALHO
Olá, bom dia meus amigos e amigas funcionários do INCRA lotados na Unidade Avançada do Alto Juruá (UAAJ).
A energia deste primeiro de Maio, Dia do Trabalho me fez refletir sobre o Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA) no Juruá e nós como autores de um protagonismo muito especial para mim. Nossa amizade, não se discute visto a energia e o sentimento que nos une como se fossemos irmãos de sangue.
Não fosse a presença do INCRA e o dinamismo de seus servidores o Vale do Juruá possivelmente ainda seria apenas um aglomerado de seringais sem definições físicas administrados por coronéis de barranco falidos ou algo semelhante. Sim, porque o fim do ciclo da borracha cedo ou tarde viria como aconteceu.
Meio aquela realidade vem o INCRA, através de instrumento legais, com seus servidores a frente de suas ações que muito contribuiu para que o pior não viesse acontecer.
Fomos nós quem levantamos a realidade da estrutura agraria da região de Tarauacá até Marechal Thaumaturgo e ainda contribuímos para tornar cidadãos muitos invisíveis e suas famílias inexistentes para a lei porque não tinham Registro de Nascimento e assim, de acordo com a lei não existiam para o Estado.
E a cobrinha do Mercado Público. Quem ainda lembra aquela “coisa” triste e humilhante? Graças às ações do INCRA, em poucos anos de atividade a cobrinha do mercado tornou-se coisa do passado.
Os assentados vindos de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e de outros estados ensinaram ao nosso agricultor novas formas de plantio contribuindo para que o agricultor local tivesse uma melhora qualitativa e quantitativa de seus produtos agrícolas com qualidade para a comercialização melhorando consideravelmente a feira local (Mercado).
Através das ações do INCRA o Governo Federal destinou considerável volume de recurso para o Juruá, através da implantação e manutenção dos projetos de assentamento. Até o ano de 2010 quando me aposentei só com o Projeto de Colonização (PC) Santa Luzia o Governo Federal havia destinado cerca de U$ 20.000.000,00 de dólares. Todo este recurso fomentou o comércio local trazendo benefício para a sociedade local.
Isto não representa a metade do que o Órgão fez e continua fazendo no Vale do Juruá tendo a nós como executores diretos das ações. Muitos nos criticaram e talvez até hoje nos criticam, mas o fazem por inveja porque não foram eles os protagonistas desta história de melhoria para o Vale do Juruá.
Por tudo isso e por muito mais que foi realizado quando eu fiz parte da equipe de trabalho e pelo que os outros servidores continuam fazendo, funcionários do INCRA, meus colegas, parabéns pelo Dia do Trabalho e feliz Dia do Trabalho para todos os trabalhadores do Vale do Juruá.
* Sebastião do Monte Souza é servidor aposentado do INCRA.