Parceria
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) entregou, na manhã desta sexta-feira, 18, no quartel do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), uma caminhonete para o Pelotão de Trânsito (Peltran), além de equipamentos que vão auxiliar o trabalho realizado pelos policiais militares em Sena Madureira.
A aquisição do material foi possível por meio de Termo de Cooperação Técnica e Financeira firmado entre a Polícia Militar do Acre (PMAC) e o Detran/AC em 2024, que destinou até agora quase R$ 9 milhões à corporação.
“Por meio dessa parceria, estamos aumentando nossa capacidade de policiamento de trânsito, com o objetivo de prevenir sinistros nas vias da capital e do interior, reforçando o trabalho dos nossos policiais militares em diversas cidades do estado”, destaca a comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tenente-coronel Eliana Maia.
A nova viatura é totalmente preparada, com equipamentos de série como preveem as regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além de contar com a chamada tecnologia embarcada, que tem o objetivo de tornar a experiência de condução mais eficiente, segura e confortável, além de outras especificações que tornam o trabalho dos agentes de segurança mais seguro.
“A Polícia Militar atende às ocorrências de sinistros de trânsito nas cidades em que o Detran não tem agentes. Com o reforço dessa parceria, potencializamos nosso trabalho de preservar vidas e reduzir a quantidade de acidentes de trânsito”, enfatiza Manoel Gerônimo, presidente em exercício do Detran/AC.
Além do veículo, foram entregues aparelhos de etilometria seletivos, que auxiliam na agilidade da identificação do consumo de bebida alcoólica, além de cones e sinalizadores luminosos.
O deputado federal Gerlen Diniz participou do evento e destacou a importância do reforço na segurança viária para os senamadureirenses. “Os convênios realizados entre essas instituições possibilitam que o cidadão comum, lá na rua, tenha segurança. Temos que conscientizar condutores, ciclistas e pedestres, porque a segurança no trânsito é responsabilidade de todos”, afirmou Diniz.