A Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul (ACECZS) é uma das parceiras da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), do Sebrae e da Federação da Indústria do Acre (Fieac) na organização da Expoacre Juruá que será realizada de 30 de agosto a 03 de setembro, no Parque de Exposição do Arena do Juruá.
Na manhã desta quarta-feira (16) o presidente da ACECZS, empresário Luiz Cunha, a coordenadora da Fieac no Juruá, empresária Janaína Terças e o coordenador da SEICT no Juruá, Alcir Costa, se reuniram para tratar com o diretor da Fieac e com o secretário Assurbanipal Barbary os detalhes do trabalho estrutural da feira que agora entra em sua reta final de organização.
O presidente Luiz Cunha destacou que a expectativa para a Expoacre de 2023 é muito boa porque os investimentos que estão sendo feitos pelo governo do Estado na estrutura são muito grandes e com isso se espera que resulte numa grande feira com as empresas realizando negócios e que os empresários esperam muito da feira que já se torna um termômetro da economia da região.
“Esperamos a presença de muita gente para visitar, se fizermos uma grande feira é sinal que a região está aquecendo e motivada e essa expectativa quanto a economia é muito importante para o bom andamento dos negócios porque o empresário motivado ele busca outros investimentos para gerar mais empregos e é isso o que queremos”, disse.
Luiz Cunha avalia que a estrutura da feira está bem melhor que a do ano passado a exemplo da área de show que está totalmente asfaltada e vai receber muito mais gente, na questão do acesso neste ano, diferente do ano passado, haverá entrada por um lado e a saída por outro para facilitar, além de um estacionamento maior o que com certeza vai atrair muito mais gente.
“Atraindo muito mais gente todos que forem trabalhar, o pessoal da carne na chapa, carrinho de pipoca, restaurante, brinquedos e todo mundo vai faturar mais. A expectativa é de 60 mil pessoas por noite e um faturamento de R$ 60 milhões. governo ampliou os shows, será um gospel e três populares e no sábado que não tem show terá a final do rodeio que atrai também muita gente”, avalia.
O presidente informa que a Associação Comercial tem uma equipe preparada para receber os empresários que quiserem participar da feira que vai priorizar as pessoas que já tenham experiência na alimentação que é um ramo muito fiscalizado pela vigilância sanitária e a maior parte dos que procuram já participaram outras feiras e estão com a empresa documentada.
“Para participar é preciso ter experiência, estar formalizado, observar o regulamento, por exemplo, na parte de bebidas e bares que não pode levar bebida em garrafa, ter a licença de segurança, mas é um aprendizado e uma experiência também para quem tenta ir pela primeira vez e a expetativa de faturamento inicial é de R$ 60 milhões que pode ser superada”, disse.
Ao finalizar o presidente parabeniza o governador Gladson Cameli pelo investimento que está sendo feito na Expoacre Jurua e os demais parceiros como a Fieac, a Seict e o Sebrae. “Na feira teremos bancos, concessionárias de veículos, máquinas agrícolas, tratores e implementos, adubos e se avaliarmos esses negócios depois de somados a feira será um grande empreendimento”, disse.
A coordenadora da Fieac no Juruá, empresária Janaína Terças, destaca que todos os anos a Fieac mantém esse convênio com a Seict na organização Expoacre Juruá para levar as indústrias locais para serem vistas. “Temos a expectativa de muita gente para visitar a feira a cada noite numa rotatividade desta que é uma vitrine para as indústrias locais que estarão fazendo muitos negócios”, enfatiza.
Janaína Tercas destaca que desde 2019 a Fieac trabalha uma conscientização para que as empresas se enquadrem como indústria e ressalta que alguns setores trabalham no município como comércio, mas na realidade apesar de comercializarem seus produtos para o comprador final elas são indústrias a exemplo de sua empresa que produz e vende para o consumidor.
“As padarias e panificações, setor de confecções, de água mineral, cerâmicas, imobiliárias, oficinas de assistência técnica em veículos, concessionárias são exemplo de empresas que se enquadram como indústria. Pretendemos dobrar o número de empresas expositoras do ano passado para que o volume seja bem maior e traga benefícios para o setor industrial da região”, disse.
O coordenador da Seict no Juruá, Alcir Costa, que está responsável pela implantação da estrutura da Expoacre Juruá, avalia que a feira é uma vitrine para as empresas de Cruzeiro do Sul, da região e da capital e um momento importante de mostrar os seus produtos, ao ressaltar que as inscrições estão sendo feitas no térreo do Teatro dos Náuas onde funciona a secretaria.
“Com certeza essa será a maior feira de todos os tempos numa realização do governo do Estado com apoio do Sebrae, da Fieac e da Associação Comercial. A Seict está responsável pela montagem da estrutura e também a mobilização do setor indústria. A feira é apenas uma vez por ano e todas as empresas precisam aproveitar para colocar seus produtos e fazer muitos negócios”, afirma.
Alcir Costa destaca ainda que a Expoacre Juruá é uma oportunidade para todos os níveis de empreendedores, do pipoqueiro ao grande empresário que terão uma oportunidade de gerar renda através dos negócios e terá ainda empreendedores de outros municípios, da capital e até de outros estados que estarão mostrando seus estandes.