O auditório da Escola Francisco Braga, em Rodrigues Alves, foi o local escolhido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), para iniciar, nesta segunda-feira, 19, a capacitação destinada a 22 agentes de endemias do município, aprovados em concurso. A meta é aprimorar as ações de combate a doenças transmitidas por mosquitos, como a malária, dengue, zika e chikungunya.
A iniciativa, que conta com a parceria da Prefeitura de Rodrigues Alves e da Universidade Federal do Acre (Ufac), tem previsão de durar cinco dias, com encerramento na próxima sexta-feira, 23.
“Este planejamento já vem sendo realizado pela equipe da regional da Sesacre em outros municípios, como Cruzeiro do Sul. A formação é de grande importância, porque vai aprimorar o conhecimento dos profissionais e desenvolver serviços de melhor qualidade para a população que reside na região”, informou a coordenadora da Sesacre no Juruá, Catiana Rodrigues.
Ao longo de 40h, os agentes de endemias vão assistir a palestras voltadas aos métodos de controle vetorial; práticas de coletas de lâminas; borrifação intradomiciliar; preenchimento do formulário do Sivep; prática de bloqueio de sangue; e educação em saúde.
“Estamos tratando também da contextualização das principais endemias da região, como a malária, dengue, zika e chikungunya. A capacitação é uma estratégia da gestão de Gladson Cameli, que busca atualizar sempre esses conhecimentos para que as equipes desenvolvam um trabalho mais eficaz”, declarou Sérgio Ricardo Silva, médico veterinário da Divisão de Vigilância em Saúde da coordenação regional da Sesacre no Juruá.
Na aula inaugural, também estavam presentes o gerente da Vigilância em Saúde no Juruá, Anselmo Muniz; o prefeito da cidade, Jailson Amorim; e membros ligados à Secretaria de Saúde local.