Cruzeiro do Sul, Acre, 6 de fevereiro de 2025 03:48

Pelotão Ambiental do 6º BPM apreende 50 sacas de cipó matéria prima do chá ayahuasca retirado do Ramal do Aníbal, na BR-364

75aaa129-ad52-4ace-9cf1-58037806a15b-768x1024

Policiais do Pelotão Ambiental do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) de Cruzeiro do Sul atenderam ocorrência informada através de denúncia anônima ao Comando de Operações de Polícia Militar (Copom), na tarde desta quinta-feira (31), de que um indivíduo retirava da floresta, no Ramal do Anibal, na BR-364, cipó mariri, matéria prima do chá Ayhuasca.

Depois de receber denúncia uma guarnição do Pelotão Ambiental foi deslocada para o local da denúncia, mas não conseguiram encontrar o indivíduo. Ao dar continuidade ao patrulhamento nas proximidades do Rio Crôa os policiais militares identificaram o indivíduo quando ele colocava as 50 sacas do cipó numa embarcação.

Na abordagem os policiais solicitaram a documentação ambiental necessária para a extração legal do cipó e o indivíduo informou que não possuía, momento que recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul para a realização das medidas cabíveis.

O Capitão PM Daniel Teixeira, comandante do 6º BPM, informou para a extração ou retirada de qualquer vegetal ou tipo de madeira é necessária retirada junto aos órgãos fiscalizadores a licença ambiental e o Documento de Origem Florestal (DOF) licença obrigatória para fazer o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.

 

Veja a entrevista do Comandante do 6º BPM: