Ainda dá tempo às pessoas de 50 anos para cima que fizeram o cadastro de comorbidades se vacinarem contra a Covid-19, que estão sendo oferecidas neste sábado (08), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana de Cruzeiro do Sul.
O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Agnaldo Lima, destaca que neste sábado a vacina está a disposição das pessoas com comorbidades que fizeram o cadastro nas UBS de seu bairro e os que não ainda fizeram precisam fazer para garantir sua primeira dose da vacina.
“Neste sábado as pessoas de 50 a 54 que fizeram o cadastro de comorbidade podem receber a sua primeira dose da vacina contra a Covid-19 e as que ainda não fizeram precisam procurar a UBS do seu bairro para fazer o cadastro”, orienta o secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde anuncia neste sábado a continuidade do calendário de vacinação no município que atenderá nos dias 10, 11 e 12 pessoas do grupo prioritário com comorbidade de 59 a 40 anos de idade de acordo com o calendário publicado.
Para receber as doses, qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.
Critério de comorbidade definido pelo Ministério da Saúde:
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndrome coronariana
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardopatias
Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente
Hipertensão artéria estágio 3
Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV