Cruzeiro do Sul, Acre, 10 de janeiro de 2025 20:09

Plataforma AmazonFlix mostra em vídeos vida dos povos indígenas e as riquezas da Amazônia para o Brasil e o mundo

Conscientizar sobre a preservação da Amazônia e divulgar a cultura dos povos indígenas da região é a meta da plataforma de vídeo streaming, Amazonflix, lançada na rede mundial pelos produtores Elias Souza e Theo Menezes, criadores da plataforma. Através da produção de vídeos A Amazonflix está divulgando as riquezas da Amazônia para o Brasil e o mundo.

Elias Souza e Theo Menezes, idealizadores e criadores da plataforma Amazonflix, na aldeia aldeia Morada Nova, do povo Shanenawa, em Feijó

Elias Souza, que trabalhava como vídeo maker, recentemente produziu um vídeo sobre a Serra do Divisor para a Agência de Viagens Expressinho Central, que tem uma pousada no Parque e quando subia o Rio Môa, rumo a Serra do Divisor ao observar a natureza, teve a inspiração de iniciar a série de vídeos para mostrar a vida dos povos indígenas e as riquezas da região.

“Olhando a natureza senti que a riqueza que tem nesse lugar é muito grande e começamos andar a Amazônia para produzir vídeos sobre povos indígenas”, lembra Elias que iniciou na área através de cursos de designer, edição e produção de vídeos. Ele percebeu que a maioria dos povos indígenas produz um artesanato de qualidade que precisa de turistas para vendê-la.

A plataforma já oferece 20 vídeos, inclusive um deles inédito conta a história do senhor Edson, que morava na Serra do Divisor e morreu recentemente devido a contaminação da Covid-19. Ele descobriu uma nova caverna na área e numa conversa falou da descoberta aos produtores e  levou Theo e Elias para conhecer o local, num momento único registrado pelos produtores.

“O filme principal da descoberta da nova caverna na Serra do Divisor não é de conhecimento das pessoas, mas já está disponível na plataforma para quem acessar”, informa Theo Menezes ao destacar que o conteúdo pode ser acessado com a pequena contribuição de R$ 9,90 mensal. Para assinar basta acessar www.amazonflix.com.br.

Depois de vários vídeos sobre a vida dos povos indígenas os produtores perceberam a necessidade de divulgar o trabalho, através de uma plataforma, para mostrar para o Brasil e o mundo essa riqueza que além de preservada precisa ser aproveitada para beneficiar os povos indígenas. Alguns deles tem no artesanato sua principal fonte de renda.

Os vídeos da plataforma são inéditos e os produtores avaliam que até mesmo as pessoas da região conhecem muito pouco os povos indígenas que tem uma cultura de muita riqueza, inclusive uma medicina natural que resolve a maioria das doenças nas comunidades. Um vídeo muito interessante, em quatro episódios, mostra a produção da ayahuasca.

Elias Souza informa que algumas fotos do projeto já participaram de uma exposição em Nova York e estão disponíveis para venda na plataforma da empresa Alfa. “Conhecemos a dona da empresa numa de suas viagens ao Rio Crôa e ela se interessou pelo material que está inclusive a venda no site da empresa”, informa.

Entre os apoiadores e admiradores do projeto Theo Menezes e Elias Souza destacam Mariana, Lis, Stive, um alemão casado com uma indígena de Marechal Thaumaturgo, que mora em Cruzeiro do Sul e desde o início se tornou parceiro com boas ideias.

Contato Amazonflix – (65) 99347 4313 – Elias – 99923-3536 Theo