Cruzeiro do Sul, Acre, 22 de dezembro de 2024 23:07

Polícia Civil, através da DEAM, combate com firmeza crimes de violência contra a mulher que tiveram grande aumento na pandemia

Delegado Alexnaldo Batista, titular da DEAM, alerta para a gravidade do crime de violência contra a mulher que aumentou bastante na pandemia

A violência doméstica, que neste período da pandemia do Coronavírus teve grande aumento na região, preocupa as autoridades da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul que, através de Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e ao Menor (DEAM) combatem com firmeza este tipo de crime.

O delegado titular da DEAM, Dr. Alexnaldo Batista, destaca a luta incessante da equipe da delegacia para responsabilizar os acusados de agressão às mulheres e afirma que infelizmente na pandemia houve um aumento muito expressivo de casos de violência doméstica e crimes contra a mulher.

Na manhã desta segunda-feira (21) os agentes da DEAM prenderam um cidadão de 28 anos que vivia maritalmente com uma mulher que tinha um filho, que no ano passado tinha cinco anos e constantemente era agredido pelo homem que torturava a criança.

“Ele batia com um rodo na cabeça da criança. A família não sabia, mas o pai do menino descobriu as agressões e comunicou o caso à delegacia especializada. Os agentes da Polícia Civil iniciaram imediatamente uma investigação e conseguiram comprovar a tortura contra a criança”, disse.

Segundo o delegado o vídeo das agressões ganhou as redes sociais, teve repercussão nacional e chocou a sociedade do Estado do Acre. O acusado confessou na DEAM que cometeu o crime porque a criança estava com uma diarreia e fez suas necessidades nas roupas.

“Nossos heróis da DEAM tomaram a frente das investigações, levantaram a situação da tortura da criança e depois de ouvir os envolvidos e realizar exames de corpo de delito foi pedida a prisão preventiva que foi concedida pelo Poder Judiciário depois de ouvir o Ministério Público”, ressalta.

Na época o acusado conseguiu se evadir, mas depois de uma investigação os agentes da DEAM conseguiram localizá-lo e prendê-lo. Depois de prestar depoimento na delegacia especializada o acusado foi de imediato encaminhado à Unidade de Recuperação Social Manoel Nery.

O delegado Alexnaldo Batista informou que em outro caso de agressão, na noite desta segunda-feira, uma senhora que mora na vila São Pedro, zona rural, foi violentamente espancada e depois ameaçada pelo marido que foi preso e encaminhado à penitenciária.

Em outra investigação a DEAM investiga outra agressão violenta no final de semana de uma mulher que estava bebendo em um bar com dois homens, depois foram à um motel, mas ela se recusou fazer sexo com os dois. Depois retornaram, mas quando ela saiu do carro foi violentamente agredida.

“A mulher foi violentamente espancada, desmaiou inclusive e foi socorrida por populares e familiares. Ela prestou depoimento e os envolvidos que são pessoas conhecidas serão responsabilizados. Não há justificativa e não vamos passar a mão na cabeça dos agressores”, afirma.

Ao alertar sobre a gravidade do crime de violência contra a mulher o delegado informa que na maioria dos casos a agressão é realizada pelos próprios maridos.

“A DEAM está atenta e trabalha diuturnamente com toda a rede de proteção à mulher e a Polícia Militar para coibir com rigor este tipo de violência desproporcional”, finaliza Alexnaldo Batista.

Delegado Alexnaldo Batista alerta para da gravidade do crime de violência contra a mulher que aumentou bastante na pandemia