Cruzeiro do Sul, Acre, 13 de janeiro de 2025 16:06

Polícia Federal vai fiscalizar com DRONES o dia da eleição nos municípios do vale do Juruá e cinco do Amazonas, incluindo Guajará

Delegado Thiago Nazareo, titular em exercício da Delegacia da Polícia Federal (DPF) de Cruzeiro do Sul, destaca inovação tecnológica na fiscalização da eleição

O delegado Thiago Nazareo, titular em exercício da Delegacia da Polícia Federal (DPF) de Cruzeiro do Sul, que tem jurisdição em municípios dos Estados do Acre e Amazonas apresentou, na tarde desta terça-feira (27), a nova ferramenta – DRONES – que será usada para fiscalizar o dia da eleição com o objetivo de coibir crimes eleitorais e aglomerações.

Neste dia 15 de novembro a Polícia Federal (PF) usará DRONES em 13 municípios do Juruá e outros cinco do Estado do Amazonas, incluindo Guajará e Ipixuna, para facilitar o trabalho dos policiais na prevenção e repressão aos crimes eleitorais que ocorrem a cada eleição e nesta serão fiscalizadas por mais essa tecnologia disponível.

A utilização dos drones pela PF na fiscalização da eleição de 2020 é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Direção Geral da Polícia Federal cuja medida de fiscalização será exercida pelos policiais federais em todo o território nacional, que já foram treinados, com o objetivo de aumentar ainda mais a segurança das eleições.

Os equipamentos, que já estão na sede da DPF de Cruzeiro do Sul, serão alocados em municípios estratégicos em todo o Estado e municípios do Amazonas sob jurisdição da delegacia local e irão sobrevoar os locais de votação e perímetros adjacentes para fiscalizar e combater crimes como boca de urna, compra de votos e transporte irregular de eleitores.

Policiais Federais foram treinados para atuar na missão

Os DRONES, equipamentos com tecnologia de ponta, são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude e possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entrega de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

As imagens capturadas serão transmitidas à uma central na sede da DPF e também para outra em Brasília que estarão preparadas para monitorar toda as eleições e adotar medidas cabíveis diante de atividades suspeitas e em algum sinal de flagrante de crime eleitoral os policiais se deslocarão, imediatamente, para o local indicado para prender os suspeitos.

Simulação de monitoramento de ilícito 

O delegado Thiago Nazareo ressalta que a intenção da PF é informar massivamente a população em geral para que tenha conhecimento do trabalho de fiscalização da eleição que será realizado nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Tarauacá e Feijó.

Além dos municípios acreanos a eleição em municípios do Estado do Amazonas – Guajará, Ipixuna, Envira e Eirunepé – também serão fiscalizados pelos DRONES para que haja eleições limpas. A fiscalização será em áreas já mapeadas como pontos de crimes eleitorais como postos de gasolina e locais de votação, entre outras áreas das cidades.

“A grande intenção é mostrar à população o trabalho que a Polícia Federal vai realizar com uso da tecnologia disponível, os DRONES, para coibir os crimes eleitorais o que vai garantir os policiais chegarem com mais rapidez a um local onde esteja ocorrendo um delito, distribuição de santinhos, boca de urna ou qualquer outro crime eleitoral e dispor de provas”, afirma.

Outra informação que o delegado Thiago Nazareo destaca é que as imagens dos equipamentos servem para captura de um flagrante. “O DRONE vai permitir a atuação efetiva dos policiais porque pelas imagens o implicado não vai conseguir se desvencilhar do estado de flagrante mesmo que seja encontrado depois do cometimento do crime”, destaca.