A Polícia Militar, através do Pelotão Ambiental do 6° Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), durante policiamento no dia 1º de agosto, apreendeu madeira oriunda de extração ilegal no município de Cruzeiro do Sul.
A primeira apreensão foi realizada no Ramal do Centrim onde identificaram uma árvore da espécie Samaúma (Ceiba pentandra) derrubada e cerrada em tábuas, aproximadamente 15,68 m³ de madeira. Diante dos fatos, a guarnição conseguiu identificar o responsável e como não possuía autorização legal para a exploração foram tomadas as medidas administrativas.
Já no segundo caso, a guarnição estava em rondas na BR-364 e realizou o flagrante de um indivíduo que estava empilhando madeira das espécies Samaúma, Matamatá (Eschweileira coriácea) e Biorana, totalizando 5,51m³ de volume vegetal. Foi solicitado o Documento de Origem Florestal e como não havia e devido ao flagrante do crime ambiental o indivíduo foi conduzido até a Delegacia Geral de Polícia Civil para serem tomados os demais atos legais.
6°BPM – Sentinela do Juruá.