Mesmo com a decretação de lockdown pelo governo do Estado, neste final de semana prolongado, devido ao aumento de casos da Covid-19 no Estado do Acre, muitas pessoas ignoraram a determinação governamental e fizeram uma grande aglomeração na Água Preta.
A famosa Água Preta é um local no bairro do Cruzeirinho e também Lagoa onde as águas do Rio Môa prevalecem sobre as do Rio Juruá e se torna um dos balneários mais visitados do município no período da enchente dos Rios Juruá e Môa. Neste domingo (04) carros de som ligados, bebedeira e muita animação desafiaram o lockdown.
A animada balada que tinha muitos jovens bebendo e dançando estava em total desrespeito às normas do lockdown e foi noticiada em primeira mão pelo site Vozdonorte. Acionada a equipe de fiscalização da Blitz Covid da prefeitura de Cruzeiro do Sul foi até o local e constatou a irregularidade.
O decreto do lockdown, que proíbe qualquer tipo de aglomeração no final de semana, foi desrespeitado. Ao chegar ao local a equipe da fiscalização da Covid-19 procedeu a dispersão das pessoas que estavam na área que não estava alagada, mas os que estavam na área da alagação permaneceram porque não tinha como entrar no local.
O grande problema das aglomerações deste tipo, que pelo decreto estão terminantemente proibidas neste momento da pandemia é que a maioria das pessoas não cumpre a determinação das autoridades sanitárias, inclusive não usam a máscara, principal equipamento de proteção para evitar a contaminação da Covid-19.
O problema das bebedeiras em balneários e bares da cidade precisa de uma atenção maior das autoridades sanitárias. Fechados no final de semana os bares de segunda a sexta-feira promovem aglomerações perigosas para contaminação, onde a maioria das pessoas fica do dia todo sem máscaras e no final da tarde acontece até o famoso piseiro.
Em Manaus, por exemplo, as pessoas encontradas neste tipo de irregularidade e transgressão aos decretos da Covid-19 todos são detidos e encaminhados à delegacias.