Secretária de saúde do Município diz que acompanha a situação e aguarda envio de doses pelo Governo Federal
O município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, suspendeu a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos, e de 3 a 5 anos por falta de doses. A informação foi confirmada ao g1 pela secretária municipal de Saúde, Valéria Lima.
“Nós já estamos há 3 semanas sem receber vacina. Nós tínhamos o restante do Butantan, e aí semana passada finalizamos o estoque”, informou.
A falta de estoque atinge todo o país e interrompe a imunização desse público. Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI) no Acre, todas as doses foram distribuídas para os municípios no mês de dezembro. O desabastecimento é temporário e a gestão já fez um pedido para o Ministério da Saúde e aguarda um posicionamento do governo federal.
Ainda segundo o PNI, não há estoque das vacinas CoronaVac, utilizada na imunização de crianças de 3 a 5 anos, e Pfizer Baby, para bebês de 6 meses a 2 anos. O programa também está desabastecido do imunizante da Janssen, disponibilizado para adolescentes acima dos 18 anos.
A coordenação do programa informou que tem 1,2 mil doses em estoque para o público de 5 a 11 anos e 18 mil doses para adolescentes acima dos 12 anos.
A secretária Valéria Lima informou ainda que o município acompanha a situação e espera o envio de doses pelo Governo Federal. “Esperamos que o Governo Federal envie pro estado e o estado envie pra gente. A gente só vai conseguir sanar esse problema quando o Governo Federal enviar uma remessa de vacinas. Acho que não é só no Acre, é no Brasil todo a falta de vacina”, destacou.
Problema nacional
A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, disse nesta sexta-feira (6) que há desabastecimento de vacinas pediátricas contra Covid no país, mas que a pasta está em negociação com a Pfizer para antecipar as entregas de imunizantes previstas para o fim deste mês. Os estoques para o público acima de 12 anos estão em dia.
Segundo ela, há em torno de 3,2 milhões de vacinas para crianças de 6 meses a 4 anos previstas para serem entregues pela Pfizer até o fim de janeiro e a pasta já está em negociação com o laboratório para adiantar a entrega.
Para o público de 5 a 11 anos, também tem cerca de 4,5 milhões de doses da Pfizer pediátrica que a secretaria tenta antecipar o prazo de entrega.
Vacinação no Acre
Segundo Painel de Monitoramento de doses aplicada contra a Covid no estado, até esta quarta (4), foram 1.666.980 vacinadas aplicadas, sendo assim 586.384 pessoas imunizadas. Deste total:
- 684,9 mil foram da primeira dose;
- 572,8 mil de segunda dose;
- 13.618 de dose única.