Depois de oito anos como prefeito do município de Porto Walter, Zezinho Barbary (MDB), considerado um dos melhores prefeitos dos últimos tempos em todo o Estado do Acre, entregou, na manhã da última sexta-feira (01), a faixa de prefeito ao sucessor César Andrade, do seu partido e foi carregado nos braços pelo povo, simpatizantes e correligionários.
Considerado linha dura com as questões administrativas Zezinho Barbary entrega ao prefeito César Andrade um município estruturado, com suas obrigações fiscais cumpridas, recursos em caixa e preparado para crescer ainda mais do que nos oitos anos da gestão do emedebista que na eleição enfrentou três ex-prefeitos e garantiu a vitória do sucessor.
O segredo do sucesso da administração de Porto Walter, segundo o ex-prefeito, foi a austeridade e o cuidado com os recursos públicos que garantiram o pagamento em dia dos funcionários e fornecedores, além de investimentos que beneficiaram a população em áreas prioritárias como a saúde, educação e social, além do apoio aos ribeirinhos e produtores.
Com a aprovação popular de sua administração em Porto Walter o ex-prefeito conquistou a confiança dos demais prefeitos do Estado e foi eleito vice-presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) e nos últimos seis meses assumiu a presidência da entidade ao suceder a prefeita de Rio Branco, Socorro Nery, candidata à reeleição.
Em recente entrevista aos meios de comunicação o ex-prefeito Zezinho Barbary avaliou que entregou a prefeitura e a presidência da AMAC com o sentimento de dever cumprido e ainda muito satisfeito de ter conseguido eleger com 62,9 % dos votos o seu candidato a prefeito de Porto Walter, César Andrade, que fazia parte de sua equipe na saúde municipal.
“Entrego a prefeitura com o sentimento do dever cumprido e ter garantido dias melhores para nossa população. Na presidência da AMAC, que tem grande respaldo e respeito em Brasília, fizemos um bom trabalho de garantir assessoria técnica há mais 1.300 projetos de 2012 a 2020. Mais de 60% desses projetos já foram executados”, afirma.
Mesmo com a excelente aprovação popular o ex-prefeito ressalta que gostaria de ter feito mais pelo município ao citar a questão do transporte fluvial da produção rural que na sua avaliação poderia ter sido feito de uma forma bem melhor e ao invés de distribuir barcos de madeira para as comunidades contrataria uma empresa para fazer o escoamento de graça.
A eleição de César Andrade é comemorada por Zezinho Barbary como resultado da aprovação dos seus mandatos pela população. “Sensação de missão cumprida”, avalia ao expressar sua alegria e gratidão ao povo de Porto Walter pelo reconhecimento. “Sou filho da terra, recebi dois mandatos do meu povo e fiz o que pude para honrar a confiança”, disse.
Ao avaliar a eleição do prefeito César Andrade, seu afilhado político, Zezinho Barbary afirma ter deixado o município em boas mãos. “Só tenho a agradecer a Deus e a população que atendeu ao nosso pedido porque sabe que eu só indicaria uma pessoa com responsabilidade e capacidade para dar continuidade ao trabalho”, disse.
Zezinho Barbary avalia que o reconhecimento da população de seu município lhe deixa motivado para novas empreitadas políticas e não esconde o desejo de continuar na política ao revelar sua vontade de disputar um mandato de deputado estadual. “O futuro a Deus pertence, mas minha vontade é continuar ajudando. Quero fazer um trabalho mais amplo através de um mandato de deputado estadual”, finaliza.