A epidemia de influenza levou a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul a ampliar o horário de atendimento nas unidades básicas do município. Todos os postos de saúde vão manter o funcionamento das 7 às 19h e a Unidade de Saúde do Agricultor, no Centro da Cidade, ficará abertas aos sábados durante todo o período que durar o surto de síndromes gripais.
O município teve uma elevação significativa nos casos de gripe de dezembro para janeiro. No período de uma semana, na segunda quinzena de dezembro, foram registrados 121 casos. Na semana seguinte, o número subiu para 458 pacientes que chegaram às unidades de saúde com síndromes respiratórias.
De acordo com a secretária de saúde, Valéria Lima, o objetivo é evitar a lotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital do Juruá.
“Estamos colocando as unidades de saúde mais perto da população para evitar deslocamento e facilitar o atendimento. Então, todos as unidades estão funcionando para o atendimento das síndromes gripais”, informou Valéria.
No último sábado (1⁰ de janeiro) o Posto de Saúde Francisco Souza dos Santos, também chamado de Posto do Agricultor, já permaneceu em funcionamento e a secretaria decidiu manter a unidade de portas abertas nos próximos sábados para receber o público que apresenta sintomas de gripe.
“Enquanto tiver esse surto, aos sábados vamos estar atendendo em regime de plantão”, garantiu a secretária.