O Prefeito de Envira (distante 1.208 quilômetros de Manaus), Ruan Mattos (PL), realiza um trabalho hercúleo à frente da prefeitura do município. Duramente castigada pela cheia do rio Tarauacá e ainda sob o efeito nocivo do novo coronavírus, Envira resiste na força de sua brava gente e na solidariedade de uma gestão que está ao lado do povo.
Por força dos cuidados com a saúde básica, endurecimento nas medidas restritivas e da vacinação, Envira é o município com menor índice de mortes por Covid-19, no interior do Amazonas, conforme aponta boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
Assistência social
Ruan Mattos e sua equipe de gestores lutam para fazer chegar às comunidades mais atingidas suprimentos para aqueles que sofrem com a subida das águas. São centenas de cestas básicas e mantimentos para auxiliar na alimentação das famílias tanto na zona rural quanto na sede urbana.
Além de abrir frentes de combate à subida das águas Ruan Mattos e seu secretariado trabalham ainda a dura batalha de tentar conter o avanço da pandemia no município. O prefeito autorizou a compra e o fornecimento de equipamentos para dotar os profissionais da linha de frente de combate ao coronavírus.
São equipamentos individuais de proteção (EPI) como máscaras, álcool em gel, luvas e outros insumos hospitalares fundamentais na proteção dos profissionais e da população. “Estamos em uma dura batalha contra o fenômeno natural das águas e um inimigo microscópico que em muitos casos é letal, mas, com a fé de Deus, vamos vencer”, declarou Ruan Mattos.
Avanços
Além de estar entre os primeiros no ranking estadual no índice de vacinação Envira segue avançando no âmbito da saúde. Para suprir a necessidade da população, a prefeitura implantou farmácias nas três Unidades Básicas de Saúde (UBS) municipais e por meio de uma parceria com o governo do Estado e o Hospital Albert Einstein em São Paulo – um dos melhores do Brasil – a população de Envira agora conta com a Telemedicina que vai viabilizar atendimento virtual em sete especialidades, inicialmente.
“A tecnologia vem como grande aliada e é de extrema importância para a população de um município tão distante. O teleatendimento vai evitar o deslocamento e as aglomerações, além de ajudar na triagem dos pacientes que serão destinados aos serviços mais indicados durante o período de retomada do atendimento presencial. Os primeiros meses de batalha foram de medo e angústia ao se deparar com um vírus que pouco se conhecia. A telemedicina não vai substituir o atendimento presencial, mas facilitará a vida de muitos pacientes”, explica o secretário de saúde do município, Rômulo Barbosa.
Perseguição
Apesar do clima de solidariedade e da busca da união em Envira o oportunismo político não dá trégua. Ruan Mattos tem sido vítima de perseguição financiada em blogs e microportais, para criar falsas notícias sobre sua gestão, as famosas fake news. A despeito das marcas positivas alcançadas nos poucos meses de gestão do prefeito.
Como exemplo, é possível constatar o avanço da vacinação no município de Envira. A primeira dose chegou a 65,5% do grupo prioritário, convertendo-se em 1156 doses da vacina. Já a segunda dose alcançou 31,9% deste mesmo grupo, perfazendo 563 doses. Isso faz com que Envira seja o município com menor índice de mortes provocadas por Covid-19, no interior do Estado.
Fake news
Na tentativa de desgastar Ruan, falsas notícias tentam ligar o atual prefeito a licitações que não foram realizadas em sua gestão. “Querem a todo custo colar em mim, responsabilidades ou melhor, irresponsabilidades, que cometeram com dinheiro público. Isso não vamos aceitar”, refutou Mattos.
O atual gestor de Envira informou que está tomando as providências para que tais tentativas de atrelar seu nome a esses pregões fraudulentos, sejam estancadas.
“A assessora jurídica do município, a advogada Flávia Andreola, irá responsabilizar quem está por trás desse assunto”, rebateu o prefeito. Ele completou. “Entrarei com as medidas judiciais cabíveis contra esse falso jornalismo”, adiantou.
O povo é que importa!
“Estamos fazendo um esforço sobre-humano de enfrentar a cheia para fazer a vacina chegar até a população. E isso está sendo feito em união com o povo que é o que importa”, declarou o prefeito Ruan Mattos. De acordo com o prefeito, “o cinismo não vai atrapalhar a vontade de fazer mais pela população”, finaliza.