Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de novembro de 2024 14:57

Prefeito Ordean inaugura UBS Fluvial no Rio Boa Fé e apesar dos foguetes da inauguração já está fechada

Vereadores Zezinho Leopoldo, Fonseca e Liba foram até o Rio Boa Fé para verificar denúncia e constataram pessoalmente que a UBS está realmente fechada

Pasmem com a responsabilidade dos gestores de Guajará. Um patrimônio milionário fechado, sem nenhum vigia e sem o atendimento anunciado

A decepção de um ribeirinho que ouviu numa emissora de rádio o prefeito de Guajará (AM), Ordean Silva, anunciar que estava inaugurando a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, que está ancorada numa comunidade do Rio Boa Fé, para atender a população daquela região foi muito grande ao encontrar depois de uma viagem longa o barco fechado.

“Como moro longe só pude vim nesta terça-feira para ser atendido e quando chego o barco está fechado. Fiz despesa e gastei minha gasolina para nada. Eles sempre mentem para nós”, desabafou o ribeirinho aos vereadores Zezinho Leopoldo (MDB), Fonseca (MDB) e Liba (PSD) que foram a comunidade depois de denúncia que a UBS Fluvial estava fechada.

Pessoalmente os vereadores constataram que a UBS está fechada

Os vereadores constataram pessoalmente que a denúncia é verdadeira e a UBS Fluvial da Prefeitura de Guajará, ancorada às margens do Rio Ipixuna, também conhecido como Rio Boa Fé, inaugurada há poucos dias pelo prefeito com grande festa, realmente está fechada e sem funcionamento, o que derruba por terra tudo que o prefeito falou na entrevista na rádio.

“Infelizmente temos que conviver diariamente com as inverdades publicadas pelo gestor desse município que sem nenhum escrúpulo usa os meios de comunicação para tentar enganar a população”, desabafou um dos vereadores ao constatar a decepção do ribeirinho que foi em busca de atendimento e a UBS está com as portas fechadas.

A comemoração da gestão municipal de Guajará, com queima de fogos num momento que a população vive momento de tristeza por conta da perca de seus ente queridos vítimas da Covid-19, o que pareceu até deboche com a dor dos cidadão enlutados, deu em nada. Em menos de cinco dias o patrimônio riquíssimo e tão necessário ao homem do interior está fechado.

UBS Fluvial da Prefeitura de Guajará ficou encalhada no Rio Boa Fé por falta de água no Rio Juruá e depois de inaugurada com festa e anúncio do prefeito que ia atender a comunidade ribeirinha o barco está fechado

A avaliação dos vereadores que estiveram na comunidade do Rio Boa Fé é que os gestores do município deveriam deixar de ir nos meios de comunicação para falar inverdades e que nesses três anos e oito meses a atual administração tem sido marcada pela falta da verdade e da transparência em suas ações diárias.

“Mais uma vez o prefeito usa uma Rádio de alcance regional para divulgar inverdades. Ele disse que a UBS parou na boca do Rio Boa Fé, a margem do Rio Juruá, para atender várias comunidades ribeirinhas da região. E que tinha parado num canto estratégico, que Deus faz as coisas certas e a UBS tinha parado no lugar certo para atender as famílias”, lembrou o vereador.

Na sua mensagem à população pela emissora o prefeito afirmou ainda. “É com orgulho que estou entregando um hospital flutuante para atender as famílias ribeirinhas”, disse o prefeito ao comemorar a chegada do barco que na verdade está ancorado na comunidade porque encalhou e o Rio Juruá não oferece condição do mesmo chegar até a sede do município.

ÁUDIO DO PREFEITO ORDEAN NA EMISSORA:

Consultado sobre a denúncia o Assessor de Imprensa da Prefeitura de Guajará informou que já foram realizados 200 atendimentos na UBS Fluvial, mas que em nenhuma comunidade rural tem atendimento diário. Na UBS do Rio Boa Fé os profissionais da Saúde Municipal atendem nas quintas e sextas-feiras e o atendimento da UBS Fluvial terá uma programação que será informada pela Secretaria. Enquanto isso os ribeirinhos chegam para serem atendidos, vindo de longas distâncias e com custos e encontram a unidade fechada.