O prefeito de Envira, Ruan Mattos, participou nesta terça-feira (10), em Manaus (AM), a convite da Associação dos municípios do Amazonas, junto com o Secretário municipal de Meio Ambiente e coordenador da Defesa Civil, Ismael Dutra e o secretário de Assistência Social, Marcos Gurgel, do encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o governador Wilson Lima e prefeitos dos municípios do interior.
Em agenda oficial a capital do Amazonas o presidente Lula se reuniu com o governador Wilson Lima, secretários de governo e prefeitos convidados para o evento onde o governador destacou solicitações como ajuda humanitária, dragagem de rios, medidas para abastecimento de água e cobrou a continuidade da pavimentação da BR-319 que liga o Amazonas a Porto Velho (RO).
O presidente Lula, acompanhado do governador Wilson Lima fez uma visita a três comunidades nos municípios de Manaquiri, Alvarães e Tefé, onde o governador mostrou ao presidente da República os impactos da seca e reforçou os pedidos de apoio já feitos pelo Governo do Amazonas ao Governo Federal, no enfrentamento à estiagem e às queimadas que atingem o estado.
Entre os pedidos reforçados estão o envio de brigadistas, aeronaves, equipamentos para combate aos incêndios e análise e aprovação de projeto junto ao Fundo Amazônia. Também foi reforçado o pedido da dragagem de rios em quatro trechos comprometidos para navegação. Em maio, o Governo do Amazonas concedeu as licenças para a realização do serviço, que será executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
“O estado vem trabalhando desde o início do ano nas ações voltadas para o enfrentamento da seca severa e das queimadas no Amazonas. E o apoio do Governo Federal nesse enfrentamento vem se somar ao que estamos fazendo. Reforcei ao presidente Lula os pedidos que já havíamos feito e apresentei novas demandas para a continuidade do nosso trabalho”, disse Wilson Lima.
Desde o início do ano, o Governo do Estado tem tratado junto a ministérios e órgãos do Governo Federal, além das prefeituras municipais, entidades privadas, indústria, comércio, poderes Legislativo e Judiciário, medidas para mitigar os impactos da crise climática no Amazonas.
Ao destacar a importância da visita do presidente Lula ao Estado do Amazonas, principalmente neste momento que o Estado e os municípios enfrentam uma seca ainda mais severa do que no ano passado o prefeito Ruan Mattos parabenizou o governador Wilson Lima pela iniciativa de pedir o apoio do governo federal aos pleitos do Amazonas e pela presença do presidente para conhecer de perto as necessidades.