Os prefeitos e vice-prefeitos eleitos nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, que fazem parte da 4ª Zona Eleitoral, serão diplomados no dia 16 de dezembro por meio de sessão remota, informou o Juiz Eleitoral, Dr. Marlon Martins Machado.
A cerimônia, que acontecerá às 15 horas da próxima quarta-feira, será realizada de forma virtual, por meio da plataforma Zoom e conduzida pelo Juiz Eleitoral da 4° Zona que com a decisão mostra a preocupação com a contaminação do novo Coronavírus que já fez 69 vítimas em Cruzeiro do Sul e demais municípios da região.
Depois da diplomação os diplomas dos gestores serão encaminhados por e-mail. Serão diplomados os prefeitos eleitos de Cruzeiro do Sul: Zequinha Lima (Progressistas), de Rodrigues Alves, Jailson Amorim (PROS), de Mâncio Lima, Isaac Lima (PT), de Porto Walter, Cesar Andrade (MDB) e de Marechal Thaumaturgo: Isaac Piyãko (PSD).
Os vice-prefeitos de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso (PSD), de Rodrigues Alves, Nilson da Silva Magalhães (PROS), de Mâncio Lima, Ângela Maria Valente Figueiredo (Republicanos), de Porto Walter, Guarsônio Carlos Melo de Souza (PSDB) e de Marechal Thaumaturgo, Valdélio José do Nascimento Furtado (PSD), também serão diplomados na mesma cerimônia.
A Diplomação dos eleitos é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são os eleitos e os suplentes com a entrega do diploma devidamente assinado, neste caso da pandemia será enviados por e-mail, que se habilitam a exercer o mandato que postularam, mesmo que haja recurso pendente de julgamento pelo qual se impugna exatamente a diplomação.
A decisão da Justiça Eleitoral considera a pandemia da Covid-19 que já infectou quase 37 mil acreanos com um resultado trágico de 730 vítimas. O trabalho realizado pelo Juiz Eleitoral, Dr. Marlon Martins Machado e a equipe da 4ª Zona Eleitoral merece aplausos e recebe o reconhecimento pela seriedade e isenção.