Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de novembro de 2024 04:51

Prefeitura de Cruzeiro do Sul cria sala de situação com instituições para debater combate ao Covid-19

O encontro virtual, na sala de situação,

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, estabeleceu a criação de uma sala de situação com representantes de instituições e sociedade civil para debater questões relacionadas ao combate e prevenção da COVID-19.

O encontro virtual, ocorreu na manhã desta quinta-feira (04) e contou com a participação do vice-prefeito Henrique Afonso, do Secretário Municipal de Saúde Agnaldo Lima, da Assessoria do Governo do Estado, Exército, Polícia Militar, Sistema Prisional, Vigilância de Saúde do Estado e sociedade civil.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Agnaldo Lima, apresentou dados sobre o combate a covid-19 e alertou para a dificuldade de encontrar profissionais médicos, diante da superlotação das unidades e do número crescente de casos da doença.

“Hoje temos médicos afastados que se contaminaram e isso tem dificultado bastante. Eu sei que esse é um problema em vários municípios do país. O fato é que estamos vivendo um período muito grave, e todos precisam ajudar”. E seguiu: “o sistema de saúde não suporta o aumento no número de casos. Estamos fazendo tudo que podemos, mas estamos no limite!”, alertou o secretário.

Sobre a reunião com instituições e membros da sociedade, o secretário disse: “Não é só discurso. Nós precisamos de união nessa hora! Todos têm que se cuidar e temos que cuidar uns dos outros. É isso que estamos procurando fazer, por isso esse encontro virtual”, destacou.

O vice-prefeito Henrique Afonso enfatizou a necessidade da união de todas as instituições e sociedade neste momento.

“Queria saudar todos que estão nos ajudando a enfrentar esse que é um dos maiores desafios da humanidade. É um momento muito difícil que estamos passando. Temos que orientar as pessoas e todos precisam fazer sua parte”, disse Henrique Afonso.

A sala de situação, que teve hoje sua primeira reunião, terá encontro semanais e emergenciais, sempre com intuito de pesar estratégias para fortalecer o atendimento aos pacientes da covid-19 em Cruzeiro do Sul.