Todas as escolas da zona urbana de Cruzeiro do Sul e parte da zona rural iniciaram o ano letivo, nesta segunda-feira (20 de março). Um ato na escola Darcy Bezerra, no Bairro Aeroporto, marcou a abertura da jornada escolar de 2023 nas unidades municipais de Cruzeiro do Sul.

A solenidade reuniu os pais e os alunos da escola Darcy Bezerra que atende um universo de mais de 480 estudantes. A diretora da unidade disse que a correria foi intensa nas últimas semanas para organizar toda estrutura para receber os alunos.

“A escola aumentou bastante a quantidade de alunos e, por conta disso, tivemos uma correria maior, pois precisamos de um apoio da secretaria para a construção de uma nova sala para podermos atender essa quantidade de alunos. Agora estamos apenas com a demanda de alguns funcionários, mas está tudo dentro do controle e conseguiremos iniciar o ano letivo, pois estão sendo feitas as contratações pela Secretaria de Educação”, assegurou a gestora Elisângela Braga.

O município tem 108 unidades de ensino que recebem, este ano, pouco mais de 1500 alunos. Para preencher todo quadro de pessoal, a Prefeitura realizou um processo seletivo e convocou mais de 600 servidores.
“O prefeito Zequinha Lima determinou que fizéssemos todo esforço para que, neste ano, as coisas transcorram dentro de muita normalidade. Nossa meta é terminar o ano letivo de 2023 dentro do ano para que os professores possam ter seus 45 dias de férias e não iniciar um ano enquanto está sendo encerrado o outro”, afirmou o secretário Amarisio Saraiva.
De acordo com o secretário, apenas nas unidades de ensino das comunidades mais distantes, de difícil acesso no período de chuvas, as aulas não tiveram inicio nesta semana. Nesses locais a previsão para começo do ano letivo é no dia 03 de abril.
“As escolas de mais distantes têm outra logística e isso demanda de um tempo a mais para organização, por isso vamos começar em abril, até porque, temos que levar em consideração as questões das condições climáticas”, falou Amarisio.