Na semana que antecede as comemorações do Dia da Malária nas Américas, sábado (06), o prefeito Isaac Lima entregou, na manhã desta quinta-feira (04), a nova sede da Gerência de Endemias. Pela primeira vez na história do Município a gerência passa a ter uma sede própria.
“Para nós é uma conquista muita grande, pois, há mais de 20 anos atuando nas Endemias em Mâncio Lima, sempre trabalhamos em espaço cedidos ou alugados. Um ambiente como esse trás conforto, estímulo e dignidade para a execução de nossas ações. Mesmo a maioria da equipe atuando em campo é necessário ter um espaço para sistematização e consolidação dos dados, laboratório de análises e para as reuniões periódicas de planejamento”, disse Francisco Melo, Gerente de Endemias.
Em 2020 a redução dos casos foi de 48% em relação a 2019 e, em 2021, com muito esforço e intensificação das ações, Mâncio Lima reduziu em 54% os casos da doença. De janeiro a outubro de 2021, foram detectados 867 novos casos de malária, o que equivale a 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
A falciparum, que atinge o cérebro, é o tipo mais agressivo e grave da malária. Se multiplica rapidamente na corrente sanguínea, destruindo de 2% a 25% do total de hemácias (glóbulos vermelhos) e provocando um quadro de anemia grave. Já o tipo vivax da malária, segue em redução em Mâncio Lima.