Época de frio, início do inverno, do período chuvoso e os cuidados contra a dengue diminuem. Isso ocorre porque o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, circula menos durante períodos mais frios, mas se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e, quando a estação quente recomeçar, eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito.
A prefeitura de Mâncio Lima está realizando uma ação intensiva para eliminar os focos de proliferação do mosquito da dengue, evitando que estes se reproduzam com a chegada do verão.
“Estamos nos prevenindo para futuros problemas com a dengue e com a malária em nossa cidade. Iniciamos um mutirão de limpeza púbica no Bairro São Francisco e no Bairro Iracema, uma frente de trabalho, de pouco mais de 20 homens, máquinas e equipamentos, está recolhendo entulho, roçando as calçadas, praças e, acima de tudo, pedindo o apoio da nossa população. É muito importante que as pessoas limpem seus tanques, caixas d’águas e coloquem o lixo em sacos plásticos para ser recolhido pela equipe de limpeza”, disse Isaac Lima, prefeito de Mâncio Lima.
Aprovada em dezembro de 2020, o Lei de nº 444, criou o Código de Postura do Município. De acordo com o artigo 204 todas as residências e prédios comerciais, situados em ruas onde haja o serviço de coleta de lixo, deverão possuir recipiente coberto próprio para a remoção do lixo.
No entanto a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave, podendo levar a morte. Normalmente a primeira manifestação da dengue é com febre alta acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando a água parada em pontos que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até recipientes pequenos como tampas de garrafas podem conter larvas de mosquitos.