A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), realizou nesta terça-feira (6), a primeira reunião para a apresentação das ações relacionadas a execução do planejamento para o exercício de 2023 da gestão.
Segundo a gestora da Seplan, Neiva Tessinari, esse é um dos primeiros encontros realizados onde as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), de Saúde (Semsa), de Infraestrutura (Seinfra) e de Educação (Seme) foram convidadas para apresentar o andamento do planejamento que vai desde a execução orçamentária conforme a Lei Orçamentária Anual, bem como a situação dos convênios municipais, estaduais e federais ou convênios que estão em cláusula suspensiva e as providências que estão sendo tomadas.
Além de apresentar a situação das obras provenientes de recursos de operações de crédito, assim como das ações do Plano Plurianual 2022-2025 e os compromissos propostos incluindo, quando necessário, a justificativa para a não execução e a apresentação do cronograma de entregas de obras ou inaugurações para o próximo semestre.
“O objetivo desse alinhamento estratégico é justamente definir quais ações avançaram, quais são os gargalos, é aquilo que a gente pretende: que todos os secretários acompanhem em comum acordo para que a gente consiga avançar na execução das metas, programas e execuções que envolvem a gestão”, disse.
As próximas instituições para fazer a explanação serão as secretarias municipais de Gestão Administrativa (SMGA), de Finanças (Sefin), de Meio Ambiente (Semeia) e superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans).
De acordo com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esse momento de alinhamento é de suma importância para que toda gestão tenha ciência do andamento do serviço de cada secretaria e que juntos também possam identificar alguns gargalos que devem ser resolvidos.
“É muito importante que uma secretaria saiba o que a outra está fazendo, esse momento é exatamente para isso, a secretária da Saúde saber o que está acontecendo na Educação, as quase 100 obras que vamos executar daqui para o ano que vem. Então, é muito importante que essas obras sejam trocadas entre todos os secretários e estou feliz porque temos muito trabalho pela frente, muitas obras para serem realizadas e boa parte dela com dinheiro que é seu e que economizamos”, enfatizou o prefeito.