A prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sebrae e apoio do governo do Estado estará mandando para Rio Branco um produtor do Maior Abacaxi do mundo para ser visto e comercializado na Expo-Acre.
O secretário Narcélio Silva destaca que esse trabalho vem sendo feito, graças ao apoio que a prefeita Maria Lucineia (PDT) tem dado ao setor produtivo do município sem contar, também, as parcerias entre Sebrae e Senar com apoio técnico para que essa cultura possa ter as orientações necessárias para voltar a ter o abacaxi de 15 kg.
O produtor rural João Ferreira da Silva, mais conhecido como João Cobra, que é um dos maiores produtores do abacaxi gigante, não sabe explicar os motivos para que o fruto cresça tanto na região de Tarauacá, mas acredita que seja por causa da fertilidade do solo.
“Acho que é o solo. Não usamos adubo nenhum. Somente planto e mantenho a plantação zelada”, afirma.
O tempo para produção do abacaxi pronto para a colheita, de acordo com João Cobra, é de um ano e seis meses. Depois de colhido, a recomendação é de que, se estiver maduro, seja consumido em no máximo cinco dias. “O gosto não é muito doce como o do abacaxi comum, mas pode ser comido sem problemas. O mais comum é ele ser utilizado para suco e cremes”, conta o produtor.