Cestas básicas, roupas, fraldas, galões de água mineral, kits de limpeza e higiene pessoal estão sendo entregues às famílias
As famílias atingidas pela enchente do Rio Juruá, que ficaram alojadas nos abrigos montados nas escolas, começaram a retornar para suas residências nesta terça-feira, 09. A Prefeitura e o Projeto Juruá Solidário, que arrecadou donativos através de doações, estão ajudando as famílias no retorno para as casas.
Para o desenvolvimento das ações, a campanha Juruá Solidário, coordenada pela primeira dama Lurdinha Lima, recebeu apoio fundamental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cruzeiro do Sul, da 1ª dama do estado Ana Paula Cameli, da Secretaria Estadual de Assistência Social, Direitos Humanos e Política para as Mulheres, Diocese, órgãos e instituições, de empresas privadas, representantes políticos e da sociedade de forma geral .
A equipe do projeto organizou donativos que estão sendo distribuídos para as famílias no retorno aos lares. O bairro Miritizal foi uma das localidades que teve uma grande área afetada pela alagação. Antônia Graciete que mora no local teve sua casa invadida pelas águas, e desde o dia 15 de fevereiro foi alojada no abrigo montado na Escola Flodoardo Cabral, onde permaneceu por 23 dias recebendo assistência humanizada da prefeitura de Cruzeiro do Sul. Na manhã de hoje, após ser liberada pela defesa civil ela retornou ao lar e recebeu a doação dos donativos.
Com o material recebido a moradora fez a limpeza da residência. Graciete se emocionou com a ajuda recebida. “Eu estou muito feliz, com toda ajuda que tive no abrigo e também com o material que recebi, pois já limpei a minha casa, e também não tinha nada aqui para comer e isso já nos ajuda por uns dias,” pontou ela.
A coordenadora da campanha Lurdinha Lima destacou a importância desse momento.
“Ficamos alegres de sabermos que estamos devolvendo as famílias aos seus lares, estivemos cuidando com muito carinho delas. Por meio do nosso projeto conseguimos ajudá-las e isso foi graças a comoção de todas as entidades, dos cruzeirenses e dos brasileiros,” enfatizou ela.