A presidente do Departamento de Trânsito do Acre (Detran/AC), Taynara Martins, em entrevista ao jornalista Leônidas Badaró, do site AC 24 horas, nesta sexta-feira (05), acompanhada do diretor de operações do Detran, Anderson Castro, destacou as várias conquistas da gestão do õrgão de trânsito acreano e comemorou o resultado altamente positivo do Programa CNH Social que na conclusão do mandato do governador Gladson Camelo deverá entregar 22 mil Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda.
Durante a entrevista Tayanara Martins comemorou as entregas realizadas pelo Programa CNH Social em 2023 na maioria dos municípios acreanos e anunciou que o governo do Acre, através do Detran/AC, em 2024 entregará mais cinco mil CNH’s gratuitas, além do intenso trabalho de educação na rede estadual e municipal de Ensino nos municípios do Estado e ainda de fiscalização realizado em parceria com a Polícia Militar e uma parceria importante com a Fundação Hospitalar do Acre que garantiu recursos de mais de R$ 38 milhões investidos na saúde para garantir a redução de cirurgias eletivas. No Programa CNH Social foram investidos R$ 40 milhões.
“O programa CNH Social é a menina dos nossos olhos, porque entregamos o direito de dirigir a pessoas de baixa renda, que talvez nunca teriam acesso legal a um veículo. Este ano, 2024, o governador vai entregar mais 5 mil CNHs, e vai terminar o mandato com 22 mil carteiras emitidas a pessoas de baixa renda”, afirmou.
O diretor de Operações do Detran/AC, Anderson Castro, destacou que a importância do Programa CNH Social que promove uma ação social importante para a segurança do trânsito. “O programa evita que, muitas vezes, uma pessoa sem o conhecimento adequado e sem a CNH, pegue um veículo sem estar apta a assumir o controle. Pessoas de baixa renda, sem recurso, agora tem a condição de dirigir um veículo, tendo passado por uma auto escola com treinamento e supervisão”, disse o diretor.
Sempre em suas intervenções sobre a questão da paz no trânsito a presidente Tayanara Martins e o diretor de Operações, Anderson Castro, tem alertado que mais de 90% dos acidentes de trânsito tem sido fruto da imprudência de condutores e apesar do constante trabalho em educação no trânsito não tem sido suficiente para conscientizar motoristas sobre os cuidados na condução de seus veículos. “As pessoas veem o acidente, ficam impactadas, mas depois de alguns dias esquecem e voltam a desrespeitar as regras do trânsito”, disse.
Veja a entrevista no site AC24 Horas ou no You Tube – Boa Conversa I entrevista com Taynara Martins e Anderson Castro