A advocacia da capital e de municípios do Juruá, Alto e Baixo Acre, se reuniu nesta segunda-feira, 21, para protocolar o registro da Chapa 5, OAB em Defesa da Advocacia. O grupo é liderado pela advogada Marina Belandi, a primeira mulher advogada a se candidatar à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC).
Uma centena de advogados participou do ato que iniciou com uma carreata, saindo de frente do Centro Universitário Uninorte, até a sede da Seccional. De mãos dadas com seu esposo, filho, candidatos a conselheiros e seu vice, Prof. Adriano Iurconvite, a presidenciável subiu a rampa do Palácio da Advocacia Florindo Poersch sob aplausos e uma cortina de fumaça azul, cor de sua campanha.
“As vozes do preconceito tentaram me desanimar, dizendo que eu não tinha um grande escritório, que não tenho dinheiro e que seria manipulada por homens. Essas são vozes de pessoas que não acreditam em mulheres no poder. Mas isso nunca me faria desistir, porque sou advogada e tenho coragem para enfrentar qualquer situação”, destacou Marina em discurso.
Dividido em cinco Pilares, o Plano de Gestão de Marina e Adriano prevê a defesa e valorização da classe; a expansão da Escola Superior de Advocacia; melhores serviços da OAB e Caixa de Assistência; paridade de gênero, igualdade racial e inclusão; e avanço no relacionamento institucional e social. As eleições são no dia 22 de novembro, na sede da Seccional na capital e em algumas cidades do interior.
Marina Belandi
Marina é natural de Mariópolis, Paraná. Chegou jovem ao Acre para realizar o sonho de ser advogada. Em 2013 iniciou sua militância na OAB/AC, onde foi membro da Comissão de Prerrogativas e vice-presidente em duas gestões (2016/2018 e 2019/2021).