Venusia Gonçalves dos Santos morreu nesse sábado, 11. Em nota, Adufac afirmou que ela teve longa trajetória na formação de professores no Acre
A professora aposentada da Universidade Federal do Acre (Ufac), Venusia Gonçalves dos Santos, de 82 anos, morreu neste sábado, 11, em Rio Branco, vítima de complicações respiratórias causadas pela Covid-19. A informação foi confirmada em nota publicada pela Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac) nas redes sociais.
Conforme a nota, Venusia dedicou sua vida à educação, tendo contribuído na formação de professores na Secretaria Estadual de Educação e como docente no Centro de Educação, Letras e Artes (CELA) da Ufac.
A trajetória de Venusia na Ufac foi marcada por sua atuação em diversas áreas até sua aposentadoria, na década de 1990. Ainda na nota, a associação destacou a importância da professora para a educação e formação de gerações de profissionais no estado.
Covid-19 no Acre
A morte da professora ocorre em um cenário de alta nos casos de Covid-19 no Acre. Em 2024, foram registrados 3.553 casos confirmados e 14 óbitos pela doença, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Os dados apontam que a faixa etária acima de 60 anos continua sendo a mais afetada, com 69,6% das mortes registradas nos últimos dois anos nessa faixa, como foi o caso da professora Venusia.
O boletim também mostra que Rio Branco concentra o maior número de óbitos pela doença no estado, com 31 casos entre 2023 e 2024.
Veja a nota da Adufac na íntegra:
A Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac), com profundo pesar, comunica o falecimento da professora aposentada e associada Venusia Gonçalves dos Santos, aos 82 anos, ocorrido na manhã deste sábado, 11/1, em Rio Branco (AC), em decorrência de complicações respiratórias por infecção de Covid-19.
Seu velório acontece na Capela Central do Cemitério Morada da Paz, local onde também ocorrerá o seu sepultamento, na manhã deste domingo, 12/1, às 8h.
Em sua trajetória profissional, Venusia Santos contribuiu com a formação de professores na Secretaria Estadual de Educação e, posteriormente, integrou o quadro de docentes do Centro de Educação, Letras e Artes (CELA) da Universidade Federal do Acre (UFAC), ampliando sua atuação em diversas áreas, até a sua aposentadoria na década de 1990.
Aos seus familiares e amigos(as), especialmente aos(às) seus(suas) colegas de trabalho e gerações de profissionais por ela formadas, expressamos nossas condolências e solidariedade.
Rio Branco (AC), 11 de janeiro de 2025.
Diretoria da Adufac.