O Instituto de Gestão, Avaliação e Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação (Instituto SAPIEN), em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (SEICT), realizará em Rio Branco, entre os dias 22 e 25 de outubro, uma série de oficinas temáticas que integram o Programa ACRESCE – Diagnóstico para o Desenvolvimento Econômico do Acre: Meio Ambiente e Economia. O objetivo é identificar desafios e propor soluções estratégicas para fortalecer o planejamento econômico do estado, com base em evidências científicas.
O Programa ACRESCE visa ser um marco para o desenvolvimento socioeconômico da região, valorizando o potencial local com a formulação de projetos e ações que se alinhem com as políticas públicas do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR 2024), do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA 2024/2027), do Plano Plurianual do Acre (PPA-AC 2024/2027) e da Lei Orçamentária Anual do Acre (LOA-AC 2024). Durante as oficinas, especialistas irão analisar a situação atual do estado, propondo programas e políticas que possam gerar impacto positivo na economia e no meio ambiente do Acre.
As oficinas temáticas, mediadas por consultores especializados, ocorrerão no Centro Universitário do Norte (UNINORTE), no bloco E, e abordarão temas como extrativismo, macroeconomia, infraestrutura e logística. O encerramento do evento contará com uma plenária que consolidará as soluções discutidas ao longo do encontro.
A agenda das oficinas é a seguinte:
Oficina 1: Extrativismo e Meio Ambiente – 22/10 (Mediador: Eufran Amaral)
Oficina 2: Economia Primária – 22/10 (Mediador: Valterlúcio)
Oficina 3: Economia Secundária e Terciária – 23/10 (Mediador: Carlos Ovídio)
Oficina 4: Macroeconomia – 23/10 (Mediador: Dr. Elyson Ferreira)
Oficina 5: Infraestrutura e Logística – 24/10 (Mediador: Jander Nobre)
Oficina 6: Plenária de Consolidação das Soluções – 25/10
A participação nas oficinas é uma oportunidade para gestores, pesquisadores e a sociedade contribuírem para o desenvolvimento sustentável do estado, ajudando a identificar programas e projetos com alto potencial de impacto.
O programa conta com o apoio do Projeto eAmazônia – Energia Sustentável e Inovação, do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, do Serviço SEBRAE e da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC). A realização é uma parceria entre o Instituto SAPIEN, a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC), a SEICT, o Governo do Estado do Acre e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.