A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cruzeiro do Sul apresentou na manhã desta sexta-feira (17), no Teatro dos Náuas, o projeto “A Família Como Vai? que tem objetivo de fortalecer e melhorar as condições econômicas das famílias cruzeirenses, principalmente das mais vulneráveis com uma implementação de políticas públicas e sociais.
Representantes de diversas igrejas, associações de moradores e da sociedade civil em geral participaram o lançamento do projeto que promoverá ações educativas, culturais, profissionais e em outras áreas, além do empreendedorismo para atender às famílias que estão abaixo da linha da pobreza e precisam até de suporte para sua alimentação.
A Secretária de Desenvolvimento Social do Município, Delcimar Leite, destaca que a Prefeitura já concluiu a elaboração do projeto que deve ser implementado com o apoio da Bancada Federal e dos Ministérios e a gestão tem uma agenda fechada para buscar o financiamento ao enfatiza que o projeto nasceu no coração do vice-prefeito Henrique Afonso.
Idealizador do projeto o prefeito em exercício, Henrique Afonso, avalia que quadro atual das famílias é preocupante e delicado porque ela é a célula principal da sociedade e quando a família vai bem a sociedade também vai bem, mas, hoje, a família enfrenta muitos problemas desde sua desestruturação e o enfrentamento das suas necessidades.
“Estamos buscando trazer uma alternativa para que se possa enfrentar essas dificuldades para fortalecer e valorizar esse ambiente desde o fortalecimento dos laços familiares, da qualificação profissional dos atores que fazem parte dela como também para garantir a autonomia financeira através do empreendedorismo identificando suas potencialidades”, disse.
Segundo Henrique a união com as igrejas, associações de moradores e a sociedade civil organizada pode ser o grande elo de ligação para que se possa usar as instituições bancárias e o Sebrae para garantir uma alternativa para tirar as famílias da linha da pobreza poque muitas delas estão abaixo desta linha para que tenham novas oportunidades.
“Vamos ter ações junto as casas terapêuticas e centros de recuperação que tratam a dependência química, parceria das igrejas de modo em geral, escolas para ajudar na assistência e proteção as nossas crianças e adolescentes porque entendemos que eles precisam ser felizes todo o tempo”, destaca Afonso.
Outra ação e uma dimensão das mais importante do projete será no rumo do fortalecimento dos laços afetivos e familiares onde o amor possa permanecer dentro desse ambiente e as igrejas possam realizar encontro de casais, para a relação pais e filhos para que esses laços possam se fortalecer e tenhamos cada vez mais famílias mais fortes.
A Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, Gleiciane Cruz, terá papel de grande importância no projeto pelas ações de empreendedorismo junto à comunidade para, inclusive descobrir potencialidade de muitos através de oficias e capacitações para que a família possa garantir depois dos treinamentos uma capacidade mínima de sobrevivência pelo trabalho.
“A questão do empreendedorismo é fundamental nessa luta de fortalecimento das famílias, temos que capacitar e dar um meio para a sobrevivência e assim vamos conseguir fortalecer seus membros com a geração de renda para uma sobrevivência mais digna e que possam pagar suas despesas como as de energia e alimentação”, afirma.
O pastor Elians Monteiro, do Centro Terapêutico Reviver, avalia como de fundamental importância a iniciativa da prefeitura de Cruzeiro do Sul de investir no fortalecimento das famílias através de um projeto ao destacar que sem famílias não se terá uma sociedade saudável para que os cidadãos possam ter uma vida digna.
“Fortalecer o ambiente familiar é uma grande iniciativa, louvo a Deus por cada pessoa que está empenhada neste projeto que precisa ser abraçado por todos e tendo o município a frente já tem grande chances de ser vitorioso. A inserção social e familiar é maravilhosa, geralmente atuamos na parte negativa, mas agora vamos atacar as fragilidades”, disse.
O Pastor Alex, da Comunidade Batista Vida, destaca que o propósito do projeto é maravilhoso porque vai entrar nas dificuldades das famílias para encarar de frente os problemas na busca de soluções junto com as instituições e igrejas e terá muito a acrescentar. “As igrejas trabalham há muito tempo com as famílias e esse projeto só vem a acrescentar”, disse.
O vereador Clerton Souza, que representou a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, destacou que o Poder Legislativo se coloca a disposição do Executivo que está convidando a sociedade civil em geral, igrejas, casas terapêuticas que com engradecerão muito mais esse projeto que visa empoderar as famílias e criar uma perspectiva de vida.
“Temos tido em nosso gabinete muita procura de família, principalmente com pedidos de alimentação e me preocupo muito porque são muitas famílias desempregadas, muitos até pararam de procurar emprego de tanto levar porta na cara e precisamos emponderar novamente as famílias pelo empreendedorismo que vai gerar renda às famílias”, disse.
O Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, destaca que é um projeto diferente porque a família é a base da sociedade e da igreja e quando se procura melhorar as famílias vai se conseguir melhorar tudo principalmente pela iniciativa de incluir o aspecto econômico de geração de renda porque só boa vontade não resolve.
“É um projeto bem elaborado, a igreja católica sempre se preocupou com a família, o tema deste projeto já foi tema da Campanha da Fraternidade de anos passados e precisamos avançar neste aspecto, reconhecer o bonito trabalho que a igreja católica e outras igrejas estão fazendo e agora o futuro cabe a todos fazer para fortalecer cada vez mais a família”, disse.