As fortes chuvas que caíram nos últimos dias nos municípios do Alto Juruá já elevam o nível do Rio Juruá que atinge cotas alertas em vários municípios e preocupa prefeitos da região, inclusive de Cruzeiro do Sul. Em Porto Walter, apesar de atingir a cota de alerta de 9,57 metros e com sinal de aumento do volume das águas, ainda não há famílias desabrigadas.
A água do rio já cobriu degraus da escada do porto da cidade e atingiu algumas casas, mas não entrou nas mesmas. Uma equipe da Defesa Civil, da Secretaria de Meio Ambiente e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da prefeitura se deslocou para os limites de Marechal Thaumaturgo para fazer levantamento das famílias atingidas.
O prefeito César Andrade (MDB) determinou o levantamento da situação e neste domingo vai acompanhar as áreas mapeadas que estão sendo monitoradas pelos diversos órgãos do município ligados a Defesa Civil, Assistência Social e Meio Ambiente para ver a situação dos bairros da zona urbana atingidos pela enchente.