O advogado Rodrigo Aiache Cordeiro, 41 anos, foi eleito nesta sexta-feira (19) novo presidente da OAB Acre, com 798 votos, desbancando o atual presidente Erick Venâncio, que teve 690 votos. Trata-se de uma mudança que vai influir na postura da OAB, fruto de uma campanha marcada por polêmicas, troca de farpas, declarações duras e que mobilizou a classe.
A votação, entretanto, foi tranquila, sem incidentes. O processo de apuração, ocorrido à noite no auditório da seccional mostrou, de início, uma disparada da votação de Venâncio, mas pouco a pouco Aiache foi diminuindo a distância até passar por mais de cem votos, alcançando 54% do eleitorado. Venâncio venceu no interior e Aiache na capital.
A eleição teve nove seções eleitorais, distribuídas nas cidades de Epitaciolândia, Xapuri, Rio Branco, Plácido de Castro, Acrelândia, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Estivemos aptos a participar do pleito, mais de 2 mil advogados.
O advogado Rodrigo Aiache Cordeiro, de 41 anos é graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre, advogado desde 2005, mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre suas obras, destacam-se “Princípios Constitucionais Tributários” e “Poder Econômico e Livre Concorrência”. Tem atuação na Comissão de Direitos Humanos da OAB/AC, foi presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), vice-presidente e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAA/AC). É genro do ex-senador Jorge Viana.