Acre e Rondônia podem ficar às escuras ainda no primeiro semestre deste ano. O alerta foi dado ao governo federal pela concessionária que administra a Hidrelétrica Santo Antônio, que fica na região de Porto Velho (RO). Seis das cinquenta turbinas da Santo Antônio são responsáveis por atender Acre e Rondônia. O colapso pode ser de 57 dias, com paralisação de 100% da capacidade de produção de energia.
No documento, a Santo Antônio informa da necessidade de aumentar o volume de água em seu reservatório. Diz ainda que o volume abaixo dos 9 metros compromete a geração de energia. Nesse sentido, ela pede ao governo que eleve o nível do reservatório, entretanto isso implica em um crime ambiental, com a inundação de uma área de mais de 500 hectares, localizada no Parque do Mapinguari, que já sofreu com a redução de sua área para a implantação do lago artificial.
“A usina de Santo Antônio é especialmente importante para o atendimento dos Estados do Acre e Rondônia. A redução poderá afetar o suprimento energético da região”, além de “ocorrer restrição de atendimento” de cerca de 20% da região, com “possibilidade de ocorrer eventos similares verificados recentemente no Amapá”, ou seja, um apagão geral.