Uma reunião na manhã desta terça-feira (31), na sede da Unidade Regional do Juruá, do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Acre (Sebrae/AC), define parceria com a unidade do Serviço Nacional do Comércio (Senac) de Cruzeiro do Sul para realização de um Diagnóstico Empresarial das empresas na regional do Juruá e também no Alto Acre.
O Diagnóstico Empresarial, ferramenta técnica de grande importância para os empresários, atenderá cerca de 2.600 empresas do Estado do Acre, inicialmente com uma pesquisa individual para a concretização do diagnóstico que será realizado por consultores do Senac e do Sebrae que estarão devidamente identificados.
O diretor de Educação Profissional do Senac, Abrahão Maia, destaca que a implementação do Diagnóstico Empresarial é a continuidade de uma parceria com o Sebrae que vai beneficiar mais 2.600 empresas em todo o Estado do Acre trabalho que tem tido um desdobramento e através dele as as instituições possam saber a necessidades, fragilidades e dificuldades.
“Neste momento queremos tranquilizar o empresário quanto a seriedade do trabalho que será feito por consultores do Senac e do Sebrae, devidamente identificados e ressaltar a importância da participação na pesquisa que vai gerar subsídios para que as empresas possam receber outros apoios através de consultorias e formação”, enfatiza o diretor.
Segundo Abrahão Maia o empresário depois da pesquisa receberá um relatório, a partir da aplicação do diagnóstico, que vai mostrar as principais dificuldades, conforme a metodologia aplicada, que poderá ter um desdobramento futuro resultando num atendimento individualizado ou coletivo para as necessidades comuns detectadas.
“Nosso país está sofrendo com uma crise econômica há bastante tempo, quando iniciou o processo de recuperação veio a pandemia que agravou tudo de novo e nós como instituições que existimos em razão das empresas trabalhamos para que os empresários se desenvolvam e tenham mais resultados e estamos unindo forças e parcerias”, ressalta.
Ao destacar a parceria com o Sebrae e a Federação do Comércio (Fecomércio) o diretor afirma que o banco de informações gerado pela pesquisa do Diagnóstico Empresarial vai garantir um subsídio importante para o desenvolvimento de novas ações futuras e destaca a moderna estrutura que o Senac oferece a comunidade do vale do Juruá.
“É um motivo de orgulho contemplar a região com esse projeto de uma moderna sede do Senac em Cruzeiro do Sul que tem um potencial de atender cerca de 5 mil pessoas todos os anos. “Infelizmente pela situação sanitária não estamos trabalhando com todo o potencial, mas logo vamos superar e voltar a trabalhar plenamente”, afirma.
O gerente da Unidade Regional do Sebrae no Juruá, Jairo Negreiros, avalia que mais esse Diagnóstico Empresarial que será realizada na parceria com o Senac, instituição irmã do Sistema S, será mais inovador, aprofundado e de forma mais usada pela quantidade de Micro Empresas (ME) e de Empresas de Pequeno Porto (EPP) que serão alcançadas.
“O Senac e o Sebrae estarão nesta em mais esta parceria, esperamos que até o final de novembro, no máximo na primeira quinzena de dezembro, já se tenha esses dados com as necessidades e expectativas atuais dos empresários para serem trabalhadas em 2022. É interessante que os empresários recebam os consultores para que possamos ter o resultado esperado”, disse.