Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de dezembro de 2024 09:56

Sebrae lança Guia do Empreendedor para candidatos a prefeito com 10 dicas para geração de emprego e renda

sebrae prefeitoemprededor

A Unidade Regional do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) no Juruá lançou, no início da noite desta quinta-feira (24), em sua sede, o Guia do Empreendedor, elaborado para os candidatos à prefeito com 10 dicas para ajudar os municípios a gerar emprego e renda.

Guia do candidato empreendedor tem 10 dicas do Sebrae/AC para geração de emprego e renda

A cartilha – Seja um candidato empreendedor – tem 10 dicas para auxiliar os novos prefeitos que serão eleitos em novembro na geração de emprego, mobilização de lideranças, desburocratizar e simplificar as ações e garantir preferência para os pequenos negócios nas compras públicas.

A inclusão das escolas no empreendedorismo, a qualificação de quem mais precisa, o fortalecimento da identidade do município, e a promoção da inovação e sustentabilidade, entre outras, foram repassadas aos pré-candidatos como medidas que podem impulsionar o desenvolvimento.

Diretor Técnico do Sebrae/AC, foi o palestrante do encontro com os pré-candidatos

O diretor Técnico do Sebrae/AC, Lauro Santos, foi o palestrante do lançamento do Guia do Empreendedor que foi prestigiado pelos pré-candidatos Fagner Sales e seu vice Luiz Cunha, Adônis Souza e sua vice Suelen Oliveira, Dr. Emerson Soares, Cilene Siqueira e Ângela Valente.

Lauro Santos destaca que investir nos pequenos negócios, através da compras públicas, é alavancar a economia local e o desenvolvimento

Lauro Santos destaca que o Sebrae pretende com as 10 dicas ao candidato empreendedor promover a sensibilização deles para que possam articular futuras parcerias para quando iniciar a gestão possam cumprir o que foi prometido no plano de governo.

“As cores do Sebrae são as cores dos pequenos negócios. Avaliamos que os candidatos sendo eleitos ou não precisam conhecer as políticas e que os eleitos sejam classificados como amigos da micro empresa e dos empreendedores para que se possa gerar mais empregos”, disse.

Cartilha Guia do Candidato Empreendedor incentiva apoio aos pequenos negócios

O diretor do Sebrae acredita que com investimentos nos empreendedores locais o dinheiro circula na economia e alavanca o desenvolvimento do município que precisam dar preferência nas licitações públicas com as compras governamentais para cumprir a legislação.

“A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa determina uma política de incentivo aos pequenos negócios que precisam do apoio das prefeituras e do Sebrae e só com essa união de forças vamos conseguir mudar para melhor a realidade dos municípios do Estado do Acre”, afirma.

O pré-candidato Fagner Sales avalia como muito importante a iniciativa do Sebrae. “Nosso plano de governo contempla essa preocupação, vamos criar a Secretaria do Desenvolvimento para com o Sistema S empreender com as empresas que precisam gerar emprego no município”, disse.

Fagner Sales entende que a prefeitura não pode ser o maior gerador de empregos no município.  “É preciso contratar as empresas para que elas possam gerar os empregos necessários à população e ao desenvolvimento para gerar mais renda no município”, ressalta.

Advogado, Dr. Emerson Soares, é pré-candidato a prefeito em Rodrigues Alves

O pré-candidato de Rodrigues Alves, o advogado Dr. Emerson Soares, destaca como muito positiva a iniciativa do Sebrae. “Entendo que o maior desafio dos novos prefeitos será fomentar as economias locais para gerar renda porque as prefeitura que não conseguem mais contratar”, disse.

Segundo Emerson Gomes as rendas precisam estar ancoradas dentro do município e a parceria com o Sebrae sensibilizará os empresários para que entendam essa importante parte do processo. “Vamos prestigiar os empreendedores locais para que gerem mais empregos”, disse.

O pré-candidato Adônis Souza avalia que o Sebrae é uma entidade que há muito tempo participa do incentivo e da organização das micro e pequenas empresas da nossa região e tem investido e dado grande contribuição para o setor que é responsável pela geração da maioria dos empregos no Brasil.

“Aprendemos bastante com essa explanação, estamos crentes que precisamos potencializar a economia do nosso município e nada melhor que aproveitar os recursos públicos para prestigiar os empreendedores locais que podem gerar ainda mais empregos”, disse.

A pré-candidata Cilene Siqueira avaliou como uma iniciativa louvável do Sebrae a oportunidade. “Um aprendizado muito importante e um alerta fundamental para que os futuros prefeitos valorizem os empreendedores locais que são na verdade os grandes empregadores do município”, disse.

A vice-prefeita de Mâncio Lima, Ângela Valente Figueiredo, pré-candidata a reeleição, acompanhou atentamente a explanação e avalia que o município de Mâncio Lima já prestigia os pequenos negócios e destaca como muito importante a iniciativa do Sebrae que atua no município há bastante tempo com uma sala do empreendedor.