Com início às 12:00 horas deste sábado (19) a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul iniciou um grande mutirão de vacinação contra a Covid-19 para atender pessoas de 34 a 39 anos de idade com a primeira dose para iniciar o processo de imunização contra a doença que já matou quase 500 mil pessoas no Brasil e em Cruzeiro do Sul causou mais de 170 mortes.
A Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura com mais de 100 profissionais – técnicos de enfermagem e enfermeiros, além da equipe administrativa – que trabalharam no processo de atendimento e vacinação num esforço para garantir a conscientização da população da necessidade de adesão as campanhas para que se consiga atingir no menor tempo de espaço possível um maior índice de imunização da população.
A estimativa dos gestores municipais era de atender neste mutirão cerca de quatro mil pessoas na faixa etária liberada. O secretário Agnaldo Lima enfatiza que parte da população ainda tem dúvida sobre a vacina, mas é importante que as pessoas possam cada vez mais se conscientizar da importância da imunização nesse período da pandemia e não se preocupar com alguma reação que é relatada pelas pessoas que já tomaram a vacina.
“Todo mundo sabe que ao tomar uma vacina pode haver uma reação, mesmo nas crianças, mas o que é preciso fazer é tomar um analgésico, uma dipirona, um paracetamol porque é uma situação normal na medicina e na saúde pública”, explica o secretário ao destacar o esforço do município para vacinar e preservar a vida da população com o grande mutirão que encerrou a meia noite.
![](https://i0.wp.com/www.vozdonorte.com.br/wp-content/uploads/2021/06/MUTIRAOVACINACAO111111AAAAboa.jpg?resize=800%2C360&ssl=1)
A empregada doméstica Eliene Moreira, que mora no bairro da Cohab, aproveitou a oportunidade para se vacinar e garantir principalmente seu posto de trabalho numa casa de família onde a patroa faz parte do grupo de risco. Apesar de já ter sido acometida pela doença Eliene avalia que tem duas filhas para sustentar e seu trabalho tem muito valor para ela ao ressaltar que se dependesse só dela mesmo não teria tomado a vacina.
“Estava com muito medo de tomar a vacina e também já tinha pegado a doença. Senti coisas ruins como dores pelo corpo, nas costas, perdi o gosto, não sentia cheiro e até hoje ainda sinto coisas ruins nas pernas e nos pés, mas graças a Deus não tive falta de ar. Vim para atender a orientação da minha patroa que alertou da necessidade de vacinar. Eu tinha mais medo da vacina do que de pegar a doença”, ressalta a doméstica.
![](https://i0.wp.com/www.vozdonorte.com.br/wp-content/uploads/2021/06/MUTIRAOVACINACAO11-boa.jpg?resize=800%2C360&ssl=1)
O empresário Varderlan Rocha aproveitou a oportunidade para tomar a primeira dose da vacina. Ele não foi acometido pela Covid-19 e foi levado pelo irmão que já foi infectado, mas felizmente não teve problemas maiores na sua recuperação, nem respiratórios que são os mais graves e normalmente levam as pessoas a serem internadas. “Aproveitar o momento para garantir a imunização é muito importante”, avalia Vanderlan.
![](https://i0.wp.com/www.vozdonorte.com.br/wp-content/uploads/2021/06/MUTIRAOVACINACAO111111-boa.jpg?resize=800%2C360&ssl=1)
Elânia Borges, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) na Secretaria Municipal de Saúde, avaliou como muito boa a procura pela vacinação no mutirão e orienta que a população tem que continuar aproveitando a oportunidade para se vacinar mesmo aquelas que ainda estão assustadas. “A vacina é uma luz no fim do túnel e a nossa esperança sendo necessário a população mais idosa como a mais jovem aderir a vacinação”, disse.
![](https://i0.wp.com/www.vozdonorte.com.br/wp-content/uploads/2021/06/mutirao-agnaldo-boa.jpeg?resize=456%2C297&ssl=1)
O secretário Agnaldo Lima destacou que 3.183 pessoas entenderam o pedido e reconheceram a orientação da Prefeitura de Cruzeiro do Sul para sair de suas casas e receber a primeira dose da vacina que é muito preciosa e pode salvar vidas. “Avaliamos que a população está querendo ajudar para se eliminar o vírus na nossa cidade. Aplaudimos essa decisão consciente que vai ajudar a diminuir cada vez mais que pessoas sejam acometidas pela doença”, afirma.
Segundo o secretário a população de Cruzeiro do Sul merece aplausos porque aderiu as orientações e participou do trabalho de controle da Covid-19. “Esse momento que vivemos de um controle maior da doença com a diminuição de número de casos e de mortes é fruto do início do nosso trabalho que teve a adesão da população. A grande meta do prefeito Zequinha Lima é conseguir cada vez mais vacinar para começar a imunizar a população”, destaca.
Aos profissionais da saúde, verdadeiros heróis do Brasil que não tem medido esforços e nem trabalho na batalha contra a Covid-19 o secretário Agnaldo Lima faz um agradecimento especial. “É uma honra para nós profissionais de saúde levar essa vacinação em frente, hoje, por exemplo, trabalhando duro 12 horas ininterruptas tivemos mais de 100 profissionais. Nossa gratidão a todos esses verdadeiros heróis da nossa cidade e do Brasil”, agradece.
Ao finalizar o secretário reforça seu pedido à população que mesmo com a diminuição de casos é preciso que se mantenha todos os cuidados sanitários orientados, mesmo aquela parcela que já está vacinada. “Não de pode cruzar os braços em nenhum momento, mesmos os vacinados. É preciso ter todos os cuidados, distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel continuam sendo necessários para garantir a eliminação do vírus”, conclui.