Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de novembro de 2024 04:19

Sejusp realiza aula inaugural do Coisp para profissionais do sexo feminino das forças de segurança pública do vale do Juruá

IMG_20241021_082210[1] (1) (1) (1)

A Secretaria de Estado de Justiça e Saúde e Segurança Pública do Estado do Acre (Sejusp) realizou, na manhã desta segunda-feira (21), no auditório da Promotoria do Ministério Público do Estado (MPE), a aula inaugural do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública (Coisp) para profissionais do sexo feminino das forças de segurança do Juruá.

O Coisp, na sua segunda turma exclusiva para mulheres, primeira no vale do Juruá, se encerrará no dia 26 e é um curso destinado as policiais militares, penais, civis, bombeiras e ainda terá a participação de policiais Federais e militares femininas do Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C.Fron Juruá/61º BIS) que participarão da capacitação.

Criado através da Portaria 103 de 13 de abril de 2020 o Coisp tem como missão uniformizar práticas operacionais das instituições que compõe o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) e tem na grade curricular disciplinas de abordagem à veículos e pessoas, armamento, munição e tiro, técnica de uso de algema, sobrevivência policial e uso de torniquete tático e palestras.

Na atual gestão já foram capacitados 643 operadores em todas as regiões do Estado do Acre, desde a capital Rio Branco, onde já aconteceram sete edições, além da região do Purus, nos municípios de Sena Madureira, abrangendo Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Capixaba, Acrelândia e Plácido de Castro na região do Alto Acre.

O Coisp já foi realizado também em Brasileia e Epitaciolância, atendendo também os municípios de Assis Brasil e Xapuri, Tarauacá e Feijó. Na região do Juruá já foram realizadas duas edições em Cruzeiro do Sul atendendo os municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Em 2024 já foram capacitados 233 operadores de segurança pública no Acre.

Em junho deste ano foi realizado, em Rio Branco, o 1º Coisp voltado para o público feminino que teve repercussão positiva, inclusive fora do Acre. Pela primeira vez, de forma exclusiva, está sendo ofertado as mulheres das forças de segurança do Juruá com 40 vagas para as Polícias Militar, Civil, Penal, Corpo de Bombeiros e ainda Polícia Federal e 61º BIS.

Na abertura do Tenente Coronel PM Russo, coordenador da 15ª Edição do Coisp, agradeceu a presença das autoridades ao destacar que o curso tem o objetivo de capacitar e integrar as forças de segurança do Estado, que sempre trabalham em conjunto com as demais forças de segurança federais.

“O curso é uma valorização das mulheres e busca fazer uma reciclagem nos procedimentos onde cada uma das policiais vai repensar o que está fazendo ou deixando de fazer que está impactando no trabalho e na família de vocês durante as folgas e conta com instrutores altamente capacitados. Todas serão tratadas com respeito e profissionalismo durante o curso”, disse.

A Juíza de Direito Adamárcia Nascimento destacou a participação das senhoras da segurança pública que participarão do curso que é a segunda turma do Estado do Acre. “No dispositivo só tem eu de mulher, é um privilégio e espero que as senhoras se sintam privilegiadas. É a evolução da humanidade, antes eram os homens e agora as mulheres também são chamadas a participar”, disse.

Representando o Secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, Coronel PM Mário Gaia, o Chefe do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), Coronel OM Perez,  cumprimentou e agradeceu a presença das autoridades e dos instrutores, da imprensa e das senhoras representantes das forças de segurança pública do Juruá.

“Esse é o segundo Coisp do Estado do Acre, exclusivamente para mulheres e surgiu da demanda das próprias profissionais da segurança pública no Estado. Em Cruzeiro do Sul é a primeira edição e me sinto honrado pela presença das representantes de todas as forças de segurança do vale do Juruá”, disse.

Ao explicar sobre o a importância do Coisp o Coronel PM Perez destacou que é um curso que uniformiza ações operacionais comuns num nivelamento de conhecimentos. “Tenho certeza que ao final do curso todas terão o conhecimento revisado com as práticas operacionais e com certeza será um sucesso com destaque para a realização de 70 disparos”, disse.

Veja o que disseram:

Chefe do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), Coronel PM Perez, que representou o Secretário de Justiça e Segurança Pública

Coordenador da 15ª Edição do Coisp, Tenente Coronel PM Russo

3º Sargento PM Joel Andreola, Instrutor

3º Sargento PM Elivânia Lima, aluna do Coisp