Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de fevereiro de 2025 13:37

Serviço – Sefaz apresenta crescimento em número de atendimentos no estado

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nciamento para emissão de nota fiscal avulsa eletrônica (NFe), de escrituração fiscal digital, isenção de IPVA para taxistas e mototaxistas, emissão de certidão negativa e nota fiscal eletrônica, além de recebimento de denúncias e prestação de consulta, orientação e esclarecimentos.

Entre as principais demandas, estão os serviços referentes à inscrição na RedeSim, cobranças administrativas, isenção de ICMS e IPVA para pessoas com deficiência e cadastro de credores, entre outros. Foto: Evandro Souza

São quase 60 servidores e colaboradores envolvidos nesse processo, que vai desde o acolhimento, atendimento, orientação multidisciplinar até o encaminhamento propriamente dito das demandas fiscais solicitadas pelo cidadão.

Canais de atendimento

Os canais de atendimento vão desde o presencial, de segunda a sexta, das 7h às 14h, no térreo da sede da Sefaz e nas demais agências da capital e do interior do estado, até via telefone (3215-2011/ 2012/ 2014) e e-mail plantaofiscal.ac@gmail.com. Dependendo do atendimento, alguns canais são específicos, como por exemplo, correções de notificações (correcaosefaz.ac@gmail.com), cadastro de contribuintes (cadastro.sefaz@gmail.com) e substituição tributária (sefaz.ac.st@gmail.com).

Algumas informações também podem ser obtidas por meio das redes sociais da instituição. Além disso, a Sefaz procura efetivar um acompanhamento com agendamento, contato prévio, intervenções por ofício, telefone e e-mail, entre outras ferramentas.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, de 7 às 14h, no térreo da sede da Sefaz e nas demais agências da capital e do interior do estado, via telefone e por e-mail. Foto: Evandro Souza

Mesmo quando a Sefaz não é a instituição competente na demanda apresentada pelo cidadão, ela o orienta e o encaminha aos demais órgãos competentes do governo do Estado para providencias.

“Nosso atendimento é o elo da Sefaz com o contribuinte, com o cidadão, e nós buscamos sempre garantir resposta e resolução da demanda para todos aqueles que nos procuram. A nossa intenção é que não seja feito apenas um registro de atendimento, mas sim o acolhimento das pessoas que procuram a Sefaz”, disse o secretário da Fazenda, Rômulo Grandidier.

Os serviços ofertados pela Sefaz também abrangem inscrição estadual de produtor rural; cadastro no Sefaz On-Line; consulta de lançamento e impressão de documentos, bem como de arrecadação estadual (DAE); parcelamento e impugnação de débitos tributários; correção de notificações, protocolo de declaração do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), entre outros.

Sobre a NFe

Uma das funções da Sefaz é administrar a emissão e consulta de notas fiscais eletrônicas (NFe). Para poder funcionar legalmente, as empresas precisam de uma inscrição estadual. O número de inscrição pode ser obtido por meio de registro na Junta Comercial, mas, de qualquer forma, ele deve ser protocolado junto à Secretaria da Fazenda.

Sendo assim, toda nota fiscal deve passar pela Sefaz. Ao ser emitida e assinada por um certificado digital, o documento deve ser enviado, em formato virtual, para a Sefaz. Ali o órgão faz uma validação do arquivo e emite uma autorização. Além disso, o ICMS é recolhido diretamente na nota fiscal eletrônica.

A Sefaz

A Secretaria da Fazenda é o órgão da esfera pública estadual responsável por arrecadar, pagar, fiscalizar, realizar a contabilidade, estruturar as receitas e despesas e controlar os recursos públicos do Estado do Acre, pois é ela quem faz o controle das receitas e despesas com transparência na destinação dos impostos.

É dessa forma, com a obtenção de recursos financeiros provenientes, em sua maioria, da arrecadação, que o Estado pode cumprir seu papel primordial na realização do bem comum, na garantia dos direitos sociais, da educação, saúde, trabalho, moradia, lazer e segurança, entre outros.