Cruzeiro do Sul, Acre, 22 de dezembro de 2024 01:32

Sinjac interioriza ações e empossa o cinegrafista João Dias vice-presidente para regional do Juruá

João Dias, vice-presidente eleito pela categoria com o presidente do Sinjac, Luiz Cordeiro: categoria se organiza no interior com apoio da direção estadual

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac), Luiz Cordeiro, inicia um trabalho de interiorização das ações do sindicato e no início da noite desta quarta-feira (27) se reuniu na Câmara Municipal com profissionais da imprensa cruzeirense para mostrar os planos de sua diretoria que depois de assumir a direção, mesmo com todos os problemas encontrados, inicia a organização das atividades da categoria.

A primeira informação passada aos profissionais da imprensa cruzeirense foi a conquista de um novo piso salarial que após nove anos congelado em R$ 2.200,00 num acordo com as empresas passou para R$ 2.813,08, retroativo ao mês de maio o que considerou a primeira grande vitória da sua gestão que agora trabalha para aprovar na Assembleia Legislativa uma lei estadual para o piso dos jornalistas.

“O que eu mais queria, desde a fundação em 1988, quando fundamos o Sinjac era interiorizar as ações do sindicato, pois o interior é onde mais se precisa da presença da entidade. Agora estou presidente e minha primeira ação nos municípios é empossar vice-presidentes para cuidar das atividades nas regionais. Hoje, empossamos o João Dias que vai trabalhar para atender os municípios da região”, disse.

Jornalistas se reuniram com o presidente do Sinjac e elegeram o cinegrafista João Dia vice-presidente para a regional do Juruá

Segundo Luiz Cordeiro além da organização da categoria e legalização do Sinjac junto a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) a luta maior é fazer que as empresas cumpram o piso salarial para garantir um salário digno aos jornalistas, incluídos os demais profissionais da categoria e a ainda a aprovação de uma lei estadual que fixe o piso salarial da categoria que já está sendo trabalhada.

O cinegrafista João Dias, presidente da Associação dos Comunicadores do Juruá (Ascovaj), entidade representativa da classe criada pela ausência do Sinjac na região, depois que um cinegrafista foi preso de forma abusiva por um policial civil situação que gerou revolta na classe que realizou um protesto em frente a Delegacia Geral da Polícia Civil o que garantiu que o mesmo fosse solto e levou a classe a se organizar.

João Dias destacou as várias conquistas da categoria, através da Ascovaj, como a aprovação da lei que criou o Dia Municipal do Jornalista, a criação do Prêmio de Jornalismo João Mariano e outra ação da Câmara Municipal que criou a Medalha do Mérito João Mariano para homenagear o trabalho dos jornalistas, além de várias defesas de profissionais que foram desrespeitados no exercício da profissão.

“Entendo que a Ascovaj não se acaba, mas se inseri no Sinjac para melhorar ainda mais a representatividade da categoria, agradeço aos colegas pelo reconhecimento do trabalho realizado e pela minha escolha para vice-presidente do Sinjac na regional do Juruá. Agradeço também e parabenizo a iniciativa do presidente Luiz Cordeiro em reativar as ações do sindicato no interior que é uma necessidade da categoria”, disse.