O objetivo é resgatar e celebrar a rica herança das festas juninas, com apresentações gratuitas que prometem encantar o público com quadrilhas estilizadas, música, dança e teatro.
A iniciativa, realizada pelo produtor cultural Carlos Eduardo, tem o apoio do Instituto Social, Cultural e Esportivo Malucos na Roça e é financiada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, além de integrar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e o Ministério da Cultura.
Além das apresentações em locais públicos haverá também apresentações, no dia 10 de dezembro, às oportunidade imperdível para às 15h, na escola Pública Municipal Sebastião Pedrosa, e , às 16h, na Escola Pública Municipal Ana Turam. Com isso, a cultura junina chegará ao público infantil com cenários coloridos e passos marcados por energia e emoção.
De acordo com Douglas Januário da Silva, quadrilheiro há 16 anos, viver o São João é magnífico.
“Isso não tem preço que pague! O ano inteiro fazemos cultura, levando arte a nossa vida, porque entregamos de corpo e alma a esse movimento que é transformador e, acima de tudo, cheio de realizações”, destaca a rainha G da quadrilha Junina Malucos na Roça.
Além de preservar as raízes culturais, o projeto promove inclusão e acessibilidade, contando com intérpretes de Libras para garantir que todos possam participar dessa celebração.