Uma sequência de chuvas durante a manhã, tarde e noite dessa quinta-feira (02) causou muitos problemas em sete bairros da cidade com ocorrências de desbarrancamentos, deslizamentos de terra, com registro de estruturas de casas e muros danificados, além de uma tragédia que resultou na morte de um idoso de 90 anos que não resistiu depois de ter ficado soterrado.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, 4º Batalhão Especial de Proteção e Combate à Incêndio Florestal (4º BEPCIF) atendeu cerca de 11 ocorrências nos bairros atingidos pela forte chuva e teve que acionar os bombeiros militares que estavam de folga para garantir o atendimento da demanda causada pela chuva.
“As nossas equipes, inclusive, foram reforçadas para fazer esse atendimento com relação à movimentação de massa, incluindo desde a queda de muro, desbarrancamento, deslizamento e algumas casas tiveram sua estrutura danificada devido a essa movimentação de massa”, informou o comandante do 4º BEPCIF.
Segundo o comandante os bombeiros militares que estavam preparados para entrar em ação e dentro do tempo mais rápido possível atender as vítimas, mas sempre mantendo a segurança dos profissionais que atuavam na ocorrência num trabalho muito intenso, mas a equipe logrou êxito, mas alertou sobre os riscos durante o período da chuva.
“É importante o morador observar se existe alguma fissura no barranco, se alguma água passa no pé do muro ou da caixa-d’água, fazer um desvio e sempre atento para que a água não infiltre no barranco causando o saturamento do solo, gerando mais peso, então chega um momento que toda essa massa acaba escorregando, deslizando e atingindo às vezes a residência, às vezes atinge o muro e por consequência o muro atinge a residência”, explicou o Capitão BM Josadac.
O comandante do 4º BEPCIF alerta que em casos de fortes chuvas, acidentes ou outras ocorrências a população pode ligar para o Corpo de Bombeiros pelo número 193. “Caso queira fazer uma avaliação do terreno ou da sua casa, para saber se há riscos, entre em contato com a Defesa Civil Municipal para realizar uma avaliação. O trabalho da Defesa Civil protege o morador e diminui os riscos de ocorrências de desmoronamento”, disse o comandante.