Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de fevereiro de 2025 13:08

Tragédia – Jovem de 18 anos morre afogado nas águas do Igarapé Preto ao tentar salvar uma jovem que se afogava

bombeiros (1)

Os cruzeirenses que estavam no balneário Igarapé Preto, na tarde deste domingo (05), que estava lotado de banhistas, testemunharam momentos de muita tensão e desespero da mãe e familiares do jovem José Martins dos Santos, 18, que repentinamente desapareceu nas águas escuras do igarapé e horas mais tarde foi resgatado, mas já estava sem vida.

Mergulhadores bombeiros militares do 4º Batalhão Especial de Proteção e Combate a Incêndio Florestal (4º BEPCIF) foram acionados via 193, por volta das 16:30 horas, para atender a ocorrência do desaparecimento do jovem e imediatamente uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi deslocada ao local, inclusive os que estavam de folga foram acionados.

Ao chegar ao local a guarnição iniciou imediatamente, com o apoio de uma embarcação, as buscas pelo jovem desaparecido. As primeiras informações dadas aos bombeiros foi de que o jovem havia afundado e não voltou a superfície da água e em seguida de que ele tinha tentado salvar uma jovem que estava se afogando, submergiu e não voltou mais.

Nos primeiros 15 minutos de buscas os bombeiros militares não conseguiram encontrar o corpo da vítima que foi localizado depois de cerca de meia hora e estava distante 15 metros do possível local onde submergiu. “Os bombeiros conseguiram encontrar o corpo que foi entregue ao Instituto Médico Legal (IML)”, disse o subcomandante do 4º BEPCIF, Tenente BM Rosenildo Pires.

Aproveitando a oportunidade o Subcomandante do 4º BEPCIF fez um alerta à população para os cuidados necessários ao nadar em rio e igarapés neste período que estão com bastante volume de águas, principalmente com as crianças que a atenção precisa ser redobrada, mesmo com as que sabem nadar.

“Por mais que uma criança saiba nadar, a atenção tem que ser redobrada por parte do responsável e a orientação é também para que a criança que faça uso de colete salva-vida ou boias, esse tipo de material que venha a garantir a segurança da criança nestes locais”, concluiu o subcomandante.