Cruzeiro do Sul, Acre, 15 de janeiro de 2025 02:17

Transporte de passageiros por lanchas para Ipixuna é suspenso devido ao baixo nível das águas do Rio Juruá

6548f42a-0b5f-44d2-9bcf-89dd3fcfca0b

Com a suspensão dos serviços pela M&M o município de Ipixuna fica isolado e conta apenas com transporte aéreo nesse período

O comandante Marcos, sócio da empresa Marco & Márcio, proprietária de uma frota de lanchas que fazem o transporte de passageiros entre os municípios amazonense de Ipixuna e acreano de Cruzeiro do Sul anunciou nesta quarta-feira (28) a suspensão do serviço pela condição do baixo nível de água do Rio Juruá.

Comandante Marcos é um dos mais experientes pilotos de lancha da região destaca segurança com principal fator para suspensão dos serviços de transporte de passageiros entre Ipixuna e Cruzeiro do Sul devido ao baixo nível das águas do Rio Juruá

Nesta terça-feira (27) a lancha da empresa que tem capacidade de transportar 33 passageiros saiu de Ipixuna para Cruzeiro com apenas 12 passageiros devido a estiagem do rio que alguns locais tem menos que 30 centímetros de profundidade o que torna inviável economicamente a prestação do serviço de viagens entre os dois municípios.

“Retorno na sexta-feira (30) para Ipixuna porque precisa retornar para casa e agora vamos aguardas melhores condições de água no rio para reiniciar o transporte dos nossos clientes. A navegação pelo Rio Juruá está bastante difícil e enquanto não tiver mais água não poderemos nos arriscar porque as despesas com peças das lanchas são bastante altas”, explica Marcos.

Frota de lanchas da empresa M&M suspende os serviços de transportes de passageiros entre Ipixuna e Cruzeiro do Sul

Para se ter uma ideia da condição de água do rio, causada pela severa estiagem que afeta a maioria dos rios da região amazônica, nos últimos 12 anos que a empresa MM atua nunca aconteceu de ter a necessidade de suspender os serviços de transporte de passageiros. O último barco que saiu de Cruzeiro do Sul para Ipixuna fez o percurso em 10 dias.

“Nossa empresa é essencial para a região, a expectativa é que até o dia 15 de setembro a situação do rio ainda deve ficar mais crítica, nunca tivemos essa situação, numa viagem de cinco horas e meia com 12 pessoas gastamos quase nove horas, não compensa, as despesas são muito altas, para Ipixuna só de avião porque de barco não tem que queira ir”, disse.

Além das despesas o comandante Marcos destaca que a segurança dos passageiros é a principal causa da suspensão dos serviços. “Para se ter uma ideia da situação o juiz e o promotor de Ipixuna se reunião com meu irmão para saber a razão da suspensão dos serviços e explicamos às autoridades a razão de estarmos suspendendo o transporte de passageiros”, ressaltou.