A Prefeitura de Tarauacá realiza neste final de semana o Festival do Abacaxi que começa na noite desta sexta-feira (07) com muitas atrações. Na abertura, que será feita pela prefeita Maria Lucineia (PDT), terá a benção do pastor Luiz, documentário sobre Tarauacá, terra dos abacaxis gigantes, participação do DJ Stanly, cantora Emika e show do MC Anastácio-Hip-Hop.
A programação do Festival do Abacaxi desta noite continua com a apresentação da Garota e Garoto Abacaxi e a participação da Garota Açaí. Em seguida haverá shows dos artistas locais Enderson Galdino e Luan Lima. O encerramento está previsto para as 03:00 horas da manhã e a programação continua neste sábado (Veja no banner).
Uma das mais tradicionais festas culturais da região o Festival do Abacaxi do município de Tarauacá está na sua 9ª Edição e a prefeitura do município preparou as atividades com todos os detalhes para que mais uma vez o Festival do Abacaxi e da Agricultura seja um sucesso de público e de incentivo aos produtores rurais.
Terra do Abacaxi gigante
Tarauacá (AC), distante 400 km de Rio Branco, ficou famosa pela produção e batizada como a “terra do abacaxi gigante”, tem registros que já foram encontrados frutos de até 15 quilos. Em entrevista ao portal da Amazônia o pesquisador e agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Romeu de Carvalho Andrade Neto, explica sobre o fenômeno.
Segundo Romeu Neto devido a uma característica própria da variedade e da sua interação com o ambiente da região é a causa da produção de abacaxis gigantes. É uma característica genética associada a uma boa condição do local. Algumas pessoas têm atribuído o tamanho e massa de frutos somente às condições de Tarauacá. De fato, em solos mais férteis os frutos têm maior tamanho e massa, porém essa característica do solo (fertilidade) pode ser alterada pelo homem.
O pesquisador explica que esses frutos produzidos em qualquer região do Acre sob solos férteis ou adubados e, com manejo correto, podem ter o mesmo tamanho e massa que os frutos de Tarauacá. Resumindo: é um erro dizer que esse frutos são grandes e pesados somente em Tarauacá. As cultivares tradicionais de abacaxi são diplóides (50 cromossomos), mas o gigante de Tarauacá são triplóides (75 cromossomos). Portanto, apesar de ser a mesma espécie, possui essa particularidade genética.
Ainda sobre as particularidades do abacaxi gigante o pesquisador destaca que provavelmente, ocorreu um cruzamento natural levando a efeito a obtenção do Gigante de Tarauacá e, algum produtor ou os próprios índios pegaram as mudas e começaram a plantar e que a massa média dos frutos é em torno de 4,0 kg, mas pode chegar até 15 kg.
A produção do abacaxi em Tarauacá é feita pela concentra-se em áreas de pequenos produtores cuja produção é voltada para consumo próprio. O ciclo de produção varia de 14 até 24 meses e geralmente, os espaçamentos são de 2m x 2m a 3m x 3m. O manejo da cultura influencia muito o tamanho dos frutos. Alguns produtores plantam essa variedade na capoeira ou em consórcio com mandioca ou banana. O plantio é feito no início das chuvas.