Cruzeiro do Sul, Acre, 25 de dezembro de 2024 02:48

Unidade Básica de Saúde Fluvial de Rodrigues Alves amanhece parcialmente submersa na beira do Rio Juruá

32a6a774-3444-4ee3-9ea6-d04359886723 (1)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial do município de Rodrigues Alves, que estava ancorada na beira do Rio Juruá na comunidade da Agrovila do Muju, amanheceu ficou parcialmente submersa neste sábado (07). Segundo informações da prefeitura o incidente aconteceu devido a uma vazante brusca do rio que causou o tombamento da embarcação e sua alagação.

Nas redes sociais a população manifestou sua revolta e insatisfação com o incidente da alagação parcial da UBS Fluvial e denunciaram que no momento do incidente não havia vigias no barco. “Enquanto os vigias estavam na farra, o navio da saúde ribeirinha afundando. Eu falo mesmo porque minha família e toda comunidade ribeirinha depende disso aí!”, desabafou uma moradora em publicação nas redes sociais.

O secretário municipal de Saúde de Rodrigues Alves, Aluildo José, negou que a UBS Fluvial estava abandonada e afirmou que os profissionais de saúde prestam atendimento na embarcação oferecendo consultas médicas e serviço odontológico à população uma vez por semana.

“Ainda esta semana houve atendimento normalmente lá. Acontece que ontem à noite o rio vazou bruscamente e o navio ficou preso no banco de terra. Pela manhã, não foi mais possível retirá-lo com o motor próprio. Estamos levando uma balsa com rebocador para desancorar a embarcação”, informou o secretário.

O secretário informou que será feito uma investigação para saber porque os vigias na UBS Fluvial não estavam na embarcação no momento do incidente que deve causar prejuízos ao município e principalmente dificultar o atendimento à população. “Vamos apurar os fatos e responsabilizar se houver culpados”, disse.