Numa solenidade na sede da União das Associações de Moradores (UMAM) de Cruzeiro do Sul, na noite deste sábado (01), tomaram posse os presidentes das Associações de Moradores dos bairros 25 de agosto, Antônio Felício, São Cristóvão, Andress, do Aeroporto Velho, Francisco Anilson e Baixa, Carlos Melo, eleitos para um mandato de quatros anos.
O presidente da UMAM, Gilvane Santos (Gil), coordenou a solenidade de posse que foi prestigiada por membros da diretoria, parentes e diretores que compõem as novas diretorias, pelo ex-presidente do bairro São Cristóvão, Adriano e pelo secretário de Meio Ambiente, Igor Neves que representou o prefeito Zequinha Lima.
Gilvane explicou que o processo eleitoral das associações de moradores de Cruzeiro do Sul foi interrompido por cerca de um ano por motivo da pandemia e para atender as orientações das autoridades da saúde e os decretos governamentais e municipal que não permitiam a aglomeração de pessoas. Com a diminuição do número de casos se realizaram três eleições.
“O papel da UMAM é garantir que as associações de moradores estejam organizadas, documentadas e com as diretorias funcionando”, ressalta o presidente em seu discurso ao destacar que apesar da retomada das eleições nos bairros o processo eleitoral foi feito conforme a orientação das autoridades e com o uso de álcool em gel, máscaras e sem aglomeração.
O presidente destacou o importante papel do líder comunitário, que faz um serviço sem nenhuma remuneração, mas de grande importância para a solução dos problemas das comunidades. “Além de não ganhar salário o líder comunitário, algumas vezes, é alvo de muitas críticas, na maioria das vezes infundadas de pessoas que não entendem seu papel”, afirma.
Gilvane destacou o apoio do ex-presidente da UMAM, Chiquinho Maia, que sempre que pode está presente no trabalho e pelo profundo conhecimento que tem do movimento comunitário tem sido um grande conselheiro. “Chiquinho Maia está em tratamento de saúde, mas sempre que pode marca presença e colabora com os trabalhos, inclusive da eleição”, disse.
O assessor de Comunicação da UMAM, Erivelto Castro, que é o presidente do bairro Morro da Glória e agora faz parte da administração municipal como articulador político junto ao movimento comunitário, ao destacar o importante trabalho realizado enfatiza que na administração anterior a atual sede da UMAM foi cedida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul à entidade que representa as associações de moradores do município.
“Quero agradecer ao prefeito Zequinha Lima que tem manifestado apoio ao movimento comunitário e a presença do secretário Igor Neves, que tem atendido alguns presidentes de associação que os procuraram para solucionar problemas existentes nos bairros”, disse o diretor ao lembrar que será realizada eleição em mais oito associações.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Igor Neves, avalia que um bairro com limpeza de qualidade e sem buracos é o sonho da maioria dos moradores ao ressaltar que a administração do prefeito Zequinha conta com a parceria dos bairros e dos presidentes que foram legitimamente eleitos pelos moradores para representá-los e trabalhar por eles.
“Estamos aqui para servi-los e sempre existiu essa disposição. Todas as vezes que fui procurado por um presidente de associação sempre busquei dar atenção. Em nenhum momento vi um presidente pedindo algo para ele particular, mas sempre para resolver algum problema da comunidade”, destaca Igor Neves.
Na sua mensagem aos presidentes empossados Igor Neves afirma que prefeitura está de portas abertas para o movimento comunitário.
O presidente empossado do bairro da Baixa, Carlos Melo, agradeceu à sua comunidade pela confiança. “O bairro da Baixa é carente de algumas ações e os moradores da bairros já me conhecem pelo trabalho no esporte com os adolescentes. Convido o secretário Igor Neves para conhecer as nossas necessidades e agora, junto com a diretoria vamos trabalhar”, disse.
Antônio Felício, do bairro 25 de agosto, que foi eleito por aclamação, agradeceu o apoio do presidente Gilvane na eleição e nos trabalhos do bairro ao destacar que o movimento comunitário precisa do apoio da prefeitura e também do governo do Estado para garantir as melhorias necessárias à população.
“Os moradores estão sempre pedindo apoio do presidente e pedimos que a prefeitura possa nos ajudar porque vamos precisar. Vou cobrar serviço da UMAM e espero que com o início dos trabalhos as coisas andem para a frente”, avalia o presidente empossado.
Ao tomar posse o presidente do bairro São Cristóvão, Andress, fez um agradecimento ao ex-presidente Adriano e o convidou para se unir na luta pela melhoria das condições do bairro. “É uma felicidade ter o ex-presidente Adriano presente e vamos unir nossa diretoria para buscar benefícios para o nosso bairro”, afirma o presidente.
Andress agradeceu ainda a presença dos membros da diretoria, parentes e moradores que prestigiaram a posse. “Estou feliz e agradecido a minha diretoria que está disposta. Jamais vou levar problemas para a prefeitura, mas sugestões para soluções da comunidade porque meu objetivo é conseguir melhorias para a comunidade”, ressalta.
O presidente empossado do bairro do Aeroporto Velho, Francisco Anilson, agradeceu ao presidente da UMAM e a diretoria pelo processo eleitoral sem problemas e com a participação da maioria dos moradores ao lembrar do trabalho realizado pelo saudoso pai, o senhor Anísio, que partiu, mas seu trabalho é sempre lembrado pelos moradores que o apoiaram.
“Já tenho contato bom com os moradores porque trabalho na distribuição da água e agora como liderança comunitária junto com a diretoria vamos lutar para melhorar as condições de vida dos moradores”, disse ao fazer um agradecimento ao secretário Igor Neves pela disposição de valorizar o trabalho do movimento comunitário.
Ainda na solenidade de posse dos presidentes Gilvane destacou a eleição do senhor Pereira Silva para a presidência do bairro João Alves numa eleição que ocorreu antes da pandemia. “O Chico Basil é o vice-presidente da nossa diretoria e agora vamos trabalhar. Esperamos o apoio da UMAM e da Prefeitura para que a população do nosso bairro tenha dias melhores”, disse o presidente em seu discurso.