A União Municipal das Associação de Moradores (UMAM), que tem filiadas à entidade atualmente 23 associações de bairros de Cruzeiro do Sul, efetiva processo eleitoral para renovar diretorias e neste final de semana (sábado e domingo) concluiu a eleição nos bairros da Baixa, 25 de agosto, São Cristóvão e Aeroporto Velho, realizadas com observância as normas sanitárias.
O presidente da UMAM, Gilvane Santos (Gil), que acompanhou o processo em todos os bairros, junto com os membros da Comissão Eleitoral, avalia de forma muito positiva e com uma participação muito expressiva de moradores votantes que colaboraram e realizaram um pleito sem problemas o que deixou a diretoria da UMAM muito satisfeita.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado desse processo eleitoral, principalmente pela vontade dos moradores que participaram de forma muito ordeira o que mostra uma consciência maior da importância da representação comunitária. Tivemos aqui, no Aeroporto Velho e nos demais bairros uma eleição muito concorrida, mas sem problemas”, afirma.
Gilvane enfatiza sobre a necessidade de os governantes valorizarem mais o movimento comunitário e sua entidade representativa que é a UMAM que sempre trabalha para resolver os problemas dos moradores junto com os presidentes de bairros que são porta vozes dos moradores e apenas buscam dos prefeitos e governadores melhorias às comunidades.
“Então, conseguimos sucesso nessas eleições aproveitando essa amenizada da pandemia e usamos muito rigor com as orientações sanitárias. Agora, vamos organizar, dependendo da pandemia, eleições nos bairros Miritizal I e II, São José, Escola Técnica, Alumínio, Telégrafo, São José, entre outros bairros. Todos que votaram estavam com máscara”, disse.
Gilvane agradeceu o apoio do ex-presidente Chiquinho Maia, que tem muita experiência no movimento comunitário com participação inclusive em agendas nacionais. “O Chiquinho Maia é nosso professor e agradecemos a boa vontade dele em nos apoiar e continuar sua luta. Avalio ele como o pai do nosso movimento comunitário e o respeitamos por isso”, agradece.
Outro agradecimento do presidente da UMAM é para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul pelo apoio que tem dado nas eleições e ainda a Comissão Eleitoral da UMAM e também à todos os candidatos e moradores envolvidos. “Meu muito obrigado à todos”, agradece.
O ex-presidente da UMAM, Chiquinho Maia, da Comissão Eleitoral da eleição, avalia como muito boa o processo de escolha das associações de moradores e parabeniza a diretoria da UMAM pela organização. “Foram eleições lindas, Baixa, 25 de agosto, Igarapé Preto e Aeroporto Velho agora tem novas diretorias para trabalhar pelos moradores”, disse.
Isaac dos Santos, candidato da Chapa 2, do bairro do Aeroporto Velho, que ficou em segundo lugar, avalia que devido não ver acontecer benefícios no bairro que já mora há cinco anos concorreu para a presidência da associação e avalia como um momento de aprendizado de sua equipe formada por moradores novos que queriam mudança e fazer um trabalho.
“A eleição é muito positiva, quero agradecer aos moradores que deram 110 votos para nossa chapa e também a nossa equipe que foi muito guerreira. Não conseguimos ganhar a eleição, mas mostramos que algo precisa mudar. Agora, vamos nos unir para ajudar a Chapa 1 a fazer um bom trabalho”, ressalta o segundo colocado.
Arilson Freitas, presidente eleito, que nasceu e mora no Aeroporto Velho há 32 anos é filho do senhor Anísio, morador que chegou na região em 1962 e teve dois mandatos de presidente do bairro do Aeroporto Velho. Ele destaca que conhece muito bem o trabalho da associação, ajudou o pai nos dois mandatos e com sua experiência espera realizar um bom trabalho.
“Foi boa participação dos moradores e avalio como muito bom o processo eleitoral da Associação do Aeroporto Velho. Isso é importante porque mostra que os moradores valorizam e estão atentos ao que acontece. Tenho já cinco anos que trabalho na distribuição de água e uma base para procurar onde buscar a solução de alguns problemas”, disse.